Guerra Aérea Intensifica-se: Rússia e Ucrânia Trocam Ataques de Mísseis e Drones



O Ministério da Defesa da Rússia anunciou ter destruído 71 drones ucranianos em dez regiões distintas e na península anexada da Crimeia.
Segundo a mesma fonte, 29 dos drones foram intercetados na zona fronteiriça de Briansk, onde 43 outros aparelhos já tinham sido destruídos no dia anterior. Adicionalmente, sete drones foram derrubados na região de Kursk, três na Crimeia e outros sete ao largo do Mar Negro.
O objetivo destes ataques por parte das forças militares da Ucrânia é dificultar o reabastecimento do exército inimigo e minar a capacidade da Rússia de exportar crude e produtos derivados, que constituem uma importante fonte de financiamento. Os alvos principais são as infraestruturas russas de produção e fornecimento de energia. Em resposta, a Ucrânia reportou ter sido alvo de um ataque russo que incluiu mísseis hipersónicos Kinzhal e uma bateria de 67 drones.
As autoridades ucranianas esclareceram que 40 dos drones eram do tipo 'kamikaze' Shahed.
Deste total, as defesas aéreas conseguiram intercetar 52 aparelhos.
Apesar do sucesso na interceção, 15 dos drones russos atingiram os seus alvos em nove localidades distintas, resultando em cortes de eletricidade por toda a Ucrânia.
O comunicado ucraniano não especificou se os mísseis Kinzhal foram intercetados ou destruídos, indicando que o resultado concreto e global do ataque ainda está a ser verificado no terreno.
Artigos
7Mundo
Ver mais
Os Países Baixos prolongaram, esta segunda-feira, os controlos nas fronteiras internas com a Alemanha e a Bélgica até pelo menos 08 de junho de 2026, para conter a migração irregular e perante o que o Governo considera "uma ameaça séria". O ministro interino do Asilo e Migração, David van Weel, explicou numa carta enviada ao parlamento que a guarda militar vai continuar com os controlos iniciados em dezembro de 2024, e prorrogados em abril passado, "de forma flexível e direcionada". O Governo -

A conferência internacional sobre o clima abriu suas portas em Belém, um local simbólico para um aniversário simbólico, dez anos após a adoção do Acordo de Paris e vinte anos após a entrada em vigor do Protocolo de Kyoto. Leia tudo


O antigo Presidente francês Nicolas Sarkozy foi esta Segunda-feira libertado pela justiça, sob controlo judicial, após vinte dias de prisão no âmbito do caso de financiamento líbio da sua campanha presidencial de 2007, segundo avançou a RTP. O Tribunal de Recurso de Paris decidiu aceitar o pedido da defesa, ordenando a libertação do ex-chefe de […]












