menulogo
Notícias Agora
user
Close

Zelensky anuncia "novos ataques profundos" contra posições russas

Ataques russos na região de Donetsk, na Ucrânia, provocaram pelo menos três mortos e seis feridos nas últimas 24 horas, enquanto o Presidente Volodymyr Zelensky alerta para a preparação de uma nova ofensiva russa em grande escala.
News ImageNews ImageNews Image

Nas últimas 24 horas, a região ucraniana de Donetsk foi alvo de ataques russos que resultaram na morte de pelo menos três civis e feriram outros seis, segundo informações do chefe da administração militar regional, Vadim Filashkin. Desde o início da invasão em fevereiro de 2022, o número total de vítimas civis na região ascende a 3.441 mortos e 7.922 feridos, excluindo os dados de Mariupol e Volonovakha.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou que a Rússia está a concentrar tropas para uma nova ofensiva em grande escala perto de Pokrovsk, uma cidade mineira estratégica em Donetsk.

Segundo o presidente, foram reunidos cerca de 100 mil soldados russos na área, que se tornou o epicentro dos combates nas últimas semanas.

O comando geral da Ucrânia registou 182 combates na linha da frente durante o mesmo período.

Outras regiões ucranianas também foram atingidas.

Em Odessa, um ataque noturno danificou infraestruturas elétricas, deixando 29 mil casas sem energia.

Na região de Zaporijia, foram reportados 391 ataques, que causaram pelo menos um morto e 28 feridos, incluindo crianças, e atingiram um edifício residencial.

A Força Aérea ucraniana informou que a Rússia lançou uma ofensiva mais ampla com 537 drones e 45 mísseis, dos quais a Ucrânia afirma ter neutralizado a maioria.

Do lado russo, o Ministério da Defesa reivindicou a captura da localidade de Kamishevakha, em Donetsk, e avanços noutros setores, como Kharkiv.

Moscovo afirmou ter atingido empresas de fabrico de mísseis e campos de aviação na Ucrânia, insistindo que visa apenas alvos militares. Simultaneamente, a Rússia informou ter abatido 21 drones ucranianos sobre as regiões de Volgogrado, Rostov, Belgorod e Bryansk. Em Belgorod, as autoridades locais reportaram que ataques de drones ucranianos feriram três civis.

Artigos

16
categoryVer categoria completa