menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Ryanair culpa controlo aéreo por atrasos que afetaram 600 mil passageiros no Natal

A Ryanair revelou que mais de 600 mil dos seus passageiros sofreram atrasos durante a época festiva de 2025, atribuindo a responsabilidade à falta de pessoal nos serviços de controlo de tráfego aéreo em vários países europeus. Portugal foi o terceiro país mais afetado, com mais de 55 mil passageiros a sofrerem perturbações.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A companhia aérea Ryanair anunciou que mais de 3.200 voos sofreram atrasos na Europa entre 22 e 31 de dezembro de 2025, afetando um total de mais de 600.000 passageiros. A transportadora de baixo custo atribui estes "atrasos evitáveis" à falta de pessoal nos serviços de controlo de tráfego aéreo (ATC), considerando o volume de perturbações "inaceitável" durante um dos períodos de viagem mais movimentados do ano, com particular impacto nas famílias com crianças.

Portugal foi o terceiro país mais afetado por esta situação, com 307 voos atrasados e 55.260 passageiros impactados. À frente de Portugal ficaram Espanha, com 1.098 voos e 197.640 passageiros afetados (correspondendo a 34% do total de atrasos), e França, com 999 voos e 179.820 passageiros (31% do total). A Alemanha ocupou a quarta posição, com 242 voos atrasados e 43.560 passageiros afetados.

Em comunicado, a Ryanair criticou duramente a gestão do tráfego aéreo na União Europeia, apelando a uma reforma urgente.

A companhia aérea acusou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a quem se referiu como "Ursula von ‘Derlayed-Again’", de ignorar os cancelamentos e atrasos que restringem a liberdade de circulação dos cidadãos.

O CEO da Ryanair, Eddie Wilson, questionou quando é que a Comissão Europeia irá implementar uma "verdadeira reforma no controlo do tráfego aéreo".

A empresa convidou ainda os passageiros a mobilizarem-se através da sua página ‘Air Traffic Control Ruined Your Flight’ para exigir medidas.

Noutros desenvolvimentos, a Ryanair foi multada pelo Tribunal Regional de Hamburgo, na Alemanha, por violar uma ordem judicial obtida pela eDreams ODIGEO. Esta sanção junta-se a outras coimas recentes, incluindo uma de 256 milhões de euros em Itália por abuso de posição dominante e outra de 108 milhões de euros em Espanha por violações dos direitos dos consumidores.

Artigos

12
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones