
Coligações do Centro-Direita para as Autárquicas de 2025



Na Figueira da Foz, o atual presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes, será o candidato da coligação PSD/CDS-PP às eleições autárquicas de 2025. Contrariando o que fora anunciado pelo movimento Figueira a Primeira (FAP), Santana Lopes não se recandidatará por este, mas sim como independente a encabeçar a lista da coligação partidária, que adotará o nome do movimento pelo qual venceu em 2021. A lei impede que movimentos independentes se coliguem com partidos. O antigo primeiro-ministro, que regressa a uma candidatura pelo PSD desde a sua desfiliação em 2018, assegurou ter "carta branca" para formar a sua equipa. Em 2021, foi eleito sem maioria absoluta, com 40,39% dos votos, tendo posteriormente feito um acordo com o único vereador do PSD para garantir a governabilidade.
Em Lisboa, a coligação "Por ti, Lisboa" será formalizada entre PSD, CDS-PP e a Iniciativa Liberal (IL), com o atual autarca, Carlos Moedas, a recandidatar-se à presidência da Câmara. Embora as listas oficiais só sejam conhecidas a 18 de agosto, fontes da imprensa indicam uma reconfiguração de poder dentro da aliança. O CDS-PP, que na coligação de 2021 detinha uma posição de destaque, deverá ter a sua representação reduzida na lista de vereadores, passando a ter o mesmo número de lugares que a IL. A mesma tendência verifica-se na liderança das listas para as juntas de freguesia, onde o CDS-PP passará a indicar seis candidatos a presidente, contra os nove anteriores, enquanto a IL assegura a liderança em três freguesias.
Este cenário de alianças ocorre num momento delicado para o CDS-PP. A desfiliação da histórica militante Teresa Caeiro, após quase 30 anos no partido, evidencia uma crise interna. Caeiro justificou a sua saída com a estagnação, falta de identidade e de capacidade de mobilização do partido, que, na sua opinião, "não evoluiu, não inovou". A sua saída é vista como simbólica da dificuldade do CDS-PP em afirmar-se no panorama político, mesmo integrando o Governo, o que poderá contextualizar a sua posição negocial aparentemente diminuída nas coligações autárquicas.
Artigos
8







Política
Ver mais
Agrupamento de Escolas Amato Lusitano assina contrato para requalificação de salas de aula
O conteúdo Agrupamento de Escolas Amato Lusitano assina contrato para requalificação de salas de aula aparece primeiro em AlbiNotícias.

BUSCAS NA TAP: IRMÃO DE MARCELO NO CENTRO DO FURACÃO
A TAP e o escritório de advogados SRS Legal, do qual Pedro Rebelo de Sousa, irmão do Presidente da República, é fundador e senior partner, foram, esta terça-feira, dia 23, alvos de buscas por parte da Polícia Judiciária, no âmbito de uma investigação levada a cabo pelo Ministério Público, relacionada com o pagamento de uma […] O conteúdo BUSCAS NA TAP: IRMÃO DE MARCELO NO CENTRO DO FURACÃO aparece primeiro em 24 Horas.

CHEGA à frente. O início da rutura com o sistema
O sistema político português está a mudar. Pela primeira vez, uma sondagem nacional, o Barómetro DN/Aximage de setembro, coloca o CHEGA à frente das intenções de voto, não como promessa futura, mas como opção real. Este resultado não é uma anomalia estatística, mas sim um sintoma claro de que a sociedade portuguesa vive um momento […] Publicado originalmente em %NoticiasLX%. Acesse o conteúdo completo: %CHEGA à frente. O início da rutura com o sistema%

18h. Buscas na TAP. Ventura pede responsabilização política
Pedro Nuno Santos está a ser investigado a propósito da indemnização de 500 mil euros paga à ex-administradora da TAP Alexandra Reis. Ainda, Trump condena reconhecimento da Palestina.