
Encerramento de balcões do Santander Totta



O banco Santander Totta anunciou que vai avançar com o fecho de agências, embora sem detalhar o número de balcões a serem encerrados. A medida, confirmada por uma fonte oficial do banco à agência Lusa, faz parte de um plano de “otimização da rede de balcões e da melhoria do serviço ao cliente”. O principal objetivo é concentrar equipas maiores em balcões de maior dimensão, de forma a proporcionar um atendimento mais eficiente.
O banco esclarece que os encerramentos deverão limitar-se a zonas onde existe sobreposição de agências. A administração do Santander Totta garante que esta estratégia “não é um exercício de corte de custos” e assegura que não está prevista a saída de trabalhadores por iniciativa do banco. Pelo contrário, a instituição financeira afirma que se trata de uma aposta em balcões de nova geração, como os ‘work cafés’, um modelo que combina serviços bancários com espaços de cafetaria e ‘co-working’. Adicionalmente, o banco destaca a existência de mais de 300 máquinas automáticas VTM (virtual teller machines), que permitem realizar diversas operações do dia-a-dia, como depósitos e levantamentos de montantes elevados. A confirmação do encerramento surge após denúncias de sindicatos do setor financeiro. O Mais Sindicato, o Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal (SBN) e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Banca, Seguros e Tecnologias (SBC), afetos à UGT, informaram em comunicado ter recebido “diversas informações” sobre o plano, o que os levou a solicitar uma reunião com caráter de urgência com o presidente do Santander Totta, Pedro Castro e Almeida. De acordo com os dados mais recentes, no final de junho, o Santander Totta contava com 4.673 trabalhadores, um aumento de 107 face ao ano anterior, e 327 agências, menos duas do que no mesmo período do ano passado.
Artigos
7






Economia
Ver mais
Governo e parceiros sociais reúnem-se com proposta orçamental em agenda
O Governo e os parceiros sociais reúnem-se hoje em Concertação Social, num encontro que contará com a presença do ministro das Finanças, para discutir o Orçamento do Estado para 2026, que será entregue no parlamento a 10 de outubro.

Porto chinês inaugura rota pelo Ártico que liga China à Europa em 18 dias
O porto chinês de Ningbo-Zhoushan inaugurou esta semana uma nova rota pelo Ártico que encurta para 18 dias a ligação à Europa, menos de metade do tempo pelo canal do Suez, apesar de custos mais elevados por contentor.

Hoje é notícia: IRS? Acerto tira rendimento; Enfermeiros seguem grávidas
Das previsões do Conselho de Finanças Públicas ao desporto, fique a par dos temas em destaque nos jornais que pode encontrar nas bancas esta terça-feira, dia 23 de setembro.

Pedro Andersson: “Tudo o que promete riqueza rápida sem risco é burla com 100% de certeza”
As fraudes bancárias estão a aumentar em Portugal e são cada vez mais sofisticadas e difíceis de detetar. A Associação de Bancos Portugueses lançou uma campanha para ajudar a conhecer as situações a que deve estar atento e como evitar cair nestes esquemas. Neste Expresso da Manhã, Paulo Baldaia conversa com o jornalista da SIC Pedro Andersson