Um Refúgio para Gigantes: Portugal Acolhe o Primeiro Santuário Europeu de Elefantes



O primeiro santuário de elefantes da Europa, denominado Santuário Pangeia, será instalado no Alentejo, numa área de 402 hectares que abrange os concelhos de Alandroal e Vila Viçosa. O projeto, apresentado oficialmente a 6 de novembro, visa acolher e reabilitar elefantes provenientes de circos, jardins zoológicos e outros contextos de cativeiro, com a chegada dos primeiros animais prevista para o início de 2026 e uma capacidade para até 30 indivíduos. A iniciativa surge para colmatar a ausência de uma estrutura de grande escala na Europa que possa receber estes animais.
Segundo Kate Moore, Diretora Executiva da Pangea Trust, muitos países da União Europeia já baniram o uso de elefantes para entretenimento, mas os animais permanecem sem um destino adequado.
Moore sublinhou que a vida em cativeiro reprime os comportamentos naturais dos elefantes, que vivem em sociedades complexas, causando-lhes sofrimento físico e psicológico. O santuário, inspirado em modelos dos EUA e Brasil, pretende oferecer-lhes espaço, liberdade e cuidados especializados.
Fundado com o apoio de um consórcio internacional e em parceria com autarquias locais e entidades como a DGAV e o ICNF, o projeto foi constituído em Portugal como organização sem fins lucrativos em 2022. Embora o santuário não seja aberto a visitas do público, está previsto o desenvolvimento de atividades de envolvimento com escolas e a comunidade local, posicionando-se como uma solução para entidades que procuram garantir uma reforma digna aos seus elefantes. Uma colaboração notável é a da artista plástica Joana Vasconcelos, que se associou à iniciativa para criar mantas que protegerão os elefantes das baixas temperaturas do inverno alentejano. A artista afirmou que se sentiu motivada pela oportunidade de participar num projeto que “muda consciências” e cria “uma marca de liberdade e de beleza”, comprometendo-se a produzir “todas as que forem necessárias”.
Artigos
6Atualidade
Ver mais
Uma criança de três anos foi atropelada na Rua de S. João em Aião, concelho de Felgueiras. A ocorrência foi registada pelas 13h30 deste sábado. Os Bombeiros Voluntários da Lixa prestaram socorro no local, apoiados pela SIV e pela VMER. A vítima, uma menina, foi transportada em estado grave ao Hospital de S. Joao, no […] O conteúdo Criança de três anos atropelada aparece primeiro em Felgueiras Diário.

São cerca de 60 os bebés que nasceram, este ano, em ambulâncias a caminho das maternidades portuguesas. Desses nascimentos, 15 aconteceram a bordo das viaturas dos Bombeiros da Moita e a notícia já chegou... a Espanha. O El País noticia, este sábado, que "o encerramento contínuo das urgências obstétricas nos hospitais portugueses multiplica os nascimentos em ambulâncias". O conteúdo CAOS NA SAÚDE: BOMBEIROS DA MOITA JÁ SÃO NOTÍCIA EM ESPANHA aparece primeiro em 24Horas.

A Brisa Concessão Rodoviária (BCR) confirmou a reabertura da via A4, sentido Porto-Amarante, por volta das 13h00.

A cidade de Almeirim associa-se à campanha “Novembro Azul”, dedicada à prevenção do cancro da próstata, com uma mesa redonda marcada para este sábado, dia 8 de novembro, às 16h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal. A iniciativa é promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul, em parceria com a... O conteúdo Almeirim assinala “Novembro Azul” com mesa redonda sobre o cancro da próstata aparece primeiro em Jornal O Almeirinense.







