
Qualificação Africana para o Mundial 2026: Destaques das Seleções Lusófonas



A fase de qualificação africana para o Campeonato do Mundo de 2026 ficou marcada por uma vitória histórica para São Tomé e Príncipe.
Na última jornada do Grupo H, a seleção santomense, orientada pelo português Ricardo Monsanto, derrotou o Malawi por 1-0, conquistando os seus primeiros e únicos três pontos na competição. O jogo, disputado em Sousse, na Tunísia, que serviu de 'casa emprestada' para os santomenses, foi decidido por uma grande penalidade convertida por Ronaldo Lumungo, avançado do Paços de Ferreira, aos 88 minutos. Este triunfo quebrou uma série de nove derrotas consecutivas e representou a primeira vitória em jogos oficiais em mais de três anos e meio, desde março de 2022.
Apesar do resultado positivo, que foi intensamente celebrado, São Tomé e Príncipe terminou no sexto e último lugar do grupo.
A Tunísia venceu o grupo de forma invicta, com 28 pontos, garantindo o apuramento direto para o Mundial. Noutros jogos envolvendo seleções de língua portuguesa, Angola, já sem hipóteses de qualificação, empatou a zero com os Camarões.
Este resultado complicou as aspirações dos 'leões indomáveis' de alcançarem o play-off destinado aos quatro melhores segundos classificados dos nove grupos.
Em contraste, Cabo Verde assegurou a sua primeira presença num Campeonato do Mundo ao vencer o seu grupo, culminando a campanha com uma vitória por 3-0 sobre Essuatíni.
O apuramento direto foi um feito inédito para os 'tubarões azuis'.
O play-off africano, que decidirá a seleção que irá disputar o play-off intercontinental em março de 2026, realizar-se-á em novembro, em Marrocos, entre os quatro melhores segundos classificados da fase de grupos.
Artigos
6





Desporto
Ver mais
Corentin Moutet levou a melhor diante de Alex Michelsen para marcar encontro com Daniil Medvedev na final do ATP 250 de Almaty. Continue reading Moutet apura-se para a sua terceira final da carreira e luta pelo título em Almaty com Medvedev at Bola Amarela.

O FC Porto venceu o Celoricense por 4-0 em Barcelos, na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Jan Bednarek abriu o marcador aos 9′. Na segunda parte, Samu Aghehowa entrou aos 60′ e tornou-se decisivo: marcou aos 62′, fez o bis aos 71′ e fechou o marcador aos 73′. Com este triunfo, a equipa orientada … Read more...

O Sporting triunfou este sábado no Dragão Arena ao bater o FC Porto por 76-82, em encontro da terceira jornada do campeonato nacional de basquetebol. A equipa leonina entrou forte com um parcial de 0-8 e chegou a gozar de uma vantagem de 11 pontos (1-12). O FC Porto tentou reagir, mas os visitantes mantiveram … Read more...
