O Futuro de Sarkozy nas Mãos da Justiça: Tribunal Decide Libertação Imediata



O antigo presidente francês, Nicolas Sarkozy, de 70 anos, aguarda uma decisão crucial do Tribunal de Recurso sobre o seu pedido de libertação, que será analisado esta segunda-feira. Detido a 21 de outubro na prisão de La Santé, Sarkozy cumpre uma pena de cinco anos por "associação criminosa", relacionada com o alegado financiamento líbio da sua campanha presidencial vitoriosa de 2007. A sentença, proferida a 25 de setembro, determinou a execução imediata da pena devido à "gravidade excecional" dos factos, incluindo ainda uma multa de 100 mil euros e a perda de direitos cívicos e políticos por cinco anos.
A audiência para analisar o pedido de libertação está marcada para as 09h30 locais, e Sarkozy participará por videoconferência, sendo a decisão esperada no mesmo dia.
Caso o pedido seja aceite, a sua libertação será imediata.
A defesa do ex-chefe de Estado argumenta que a prisão preventiva não se justifica, pois não estão reunidas as condições legais, como o risco de fuga, reincidência ou obstrução à justiça. Se for libertado, Sarkozy ficará sob controlo judicial, possivelmente com vigilância eletrónica, um regime que já cumpriu entre fevereiro e maio de 2024 por um outro caso de corrupção. Sarkozy, que sempre defendeu a sua inocência, recorreu da condenação de cinco anos, e o novo julgamento está previsto para março de 2026.
Além deste processo, o ex-presidente enfrenta outras batalhas judiciais.
No próximo dia 26 de novembro, conhecerá a decisão do Supremo Tribunal sobre outra condenação, de um ano de prisão, por um esquema de faturas falsas na sua campanha de reeleição de 2012. Se o pedido de libertação for negado, os seus advogados poderão apresentar uma nova solicitação imediatamente.
Desde que foi detido, Sarkozy encontra-se em regime de isolamento por razões de segurança, acompanhado permanentemente por dois agentes penitenciários.
Recebe visitas diárias dos seus advogados, de segunda a sábado, e tem direito a dois encontros semanais com a família.
Recentemente, recebeu também a visita do Ministro da Justiça.
Artigos
37Mundo
Ver mais
O antigo Presidente francês Nicolas Sarkozy foi esta Segunda-feira libertado pela justiça, sob controlo judicial, após vinte dias de prisão no âmbito do caso de financiamento líbio da sua campanha presidencial de 2007, segundo avançou a RTP. O Tribunal de Recurso de Paris decidiu aceitar o pedido da defesa, ordenando a libertação do ex-chefe de […]

Alegados abusos começaram quando a vítima tinha 14 anos.

Presidente brasileiro criticou “negacionistas” das alterações climáticas.

Cerca de 10 mil convidados de 45 delegações estrangeiras, incluindo de Portugal, participam esta terça-feira em Luanda na cerimónia dos 50 anos da Independência de Angola. Ocasião para Marcelo Rebelo de Sousa realçar a “relação de estreita cooperação e profunda amizade” entre ambos os povos. Investigadora acredita que há desafios para os dois países







