menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Ministério da Educação torna registo de sumários obrigatório para pagamento de salários

Uma nova diretiva do Ministério da Educação, que condiciona o pagamento dos salários dos professores ao preenchimento dos sumários das aulas, está a gerar um novo foco de tensão entre o Governo e os docentes.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O Ministério da Educação enviou um ofício às escolas, com data de 7 de janeiro, informando sobre a obrigatoriedade do registo dos sumários de cada aula.

Segundo o documento, este registo mensal nas plataformas é considerado “indispensável para a validação do serviço letivo prestado e das correspondentes remunerações”.

A medida implica que os professores que não preencham os sumários poderão ficar sem o seu salário.

A decisão foi recebida com críticas por parte dos professores, sindicatos e diretores, que consideram a medida “inadequada” e uma demonstração de controlo e falta de confiança por parte da tutela.

Alguns chegaram a classificar a exigência como “uma tontice”, pedindo explicações ao ministério.

Está previsto que esta obrigatoriedade passe a integrar o estatuto da carreira docente, que se encontra atualmente em negociação. O ofício foi enviado na mesma data em que o Governo se reuniu com os sindicatos para discutir precisamente o estatuto da carreira. Noutro âmbito, a secretária regional de Educação, Elsa Fernandes, garantiu que o diálogo com as estruturas sindicais está a decorrer dentro da normalidade, afirmando que os diplomas em negociação já foram remetidos para apreciação e que o processo segue os trâmites previstos.

Artigos

5
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones