
Secretário de Estado da Agricultura sob investigação



A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais.
A notícia, avançada pelo Correio da Manhã, indica que a investigação se centra numa alegada circulação de dinheiro entre as empresas detidas pelo governante.
No âmbito das diligências, a PJ solicitou informações à Câmara da Golegã sobre as sociedades de João Moura.
Nas suas declarações à Entidade para a Transparência (EpT), João Moura declarou ser sócio, com uma quota de 50%, em duas empresas partilhadas com a sua mulher: a Quadradoaometro, um gabinete de engenharia, e a Metric Memory, com atividades diversas que vão do turismo rural à consultoria. Uma das empresas, a Quadradoaometro, possui um imóvel de luxo na Golegã, no qual investiu cerca de 600 mil euros e que está avaliado em aproximadamente dois milhões de euros.
Este imóvel, destinado a agroturismo, não foi declarado por Moura à EpT.
O governante justifica a omissão afirmando que o bem pertence à empresa e que tentou, sem sucesso, registar a suspensão da sua quota na sociedade, o que o impediu, segundo ele, de o declarar.
Garante não residir no imóvel e nega qualquer conflito de interesses.
Os artigos recordam ainda a ligação profissional de João Moura a João Gama Leão, um dos grandes devedores do Novo Banco.
Moura trabalhou com Leão no Grupo Prebuild e foi acionista de uma sociedade offshore ligada ao grupo, a Legomix Trading Limited, com sede em Malta.
Esta ligação foi mencionada numa audição parlamentar em maio de 2017 pelo deputado do PSD, Hugo Carneiro.
Artigos
22





















Política
Ver mais
Candidatos a Lisboa partilham compromisso de construir mais habitação
A construção de mais habitação na capital, inclusive para arrendamento acessível, é um compromisso comum às nove candidaturas à Câmara de Lisboa nas próximas eleições autárquicas, a que se juntam medidas como reabilitar imóveis devolutos e apostar em cooperativas.

Alfredo Gouveia substitui Lina Pereira na bancada do JPP
A sessão plenária de hoje começou com a entrada no hemiciclo de Alfredo Gouveia. O novo deputado substitui Lina Pereira na bancada do JPP.

Amália Alface é candidata da CDU à Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins
Amália Alface, 60 anos, é a aposta da CDU para a presidência da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins. Candidata independente, a atual eleita da CDU na Assembleia de Freguesia volta a assumir a corrida autárquica, depois de já ter exercido funções entre 1997 e 2001. Natural de Santana, no concelho alentejano de Portel, reside […] O conteúdo Amália Alface é candidata da CDU à Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins aparece primeiro em Correio de Sintra.

Governo apresenta medida para promover actividade física em contexto laboral
O Governo apresenta hoje as iniciativas que integram a medida Atividade Física em Contexto Laboral, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), numa cerimónia que marca o arranque da Semana Europeia do Desporto. Em comunicado, o Ministério da Cultura, Juventude e Desporto recorda que Portugal participa nesta semana há 10 anos e diz que o lançamento da medida Atividade Física em Contexto Laboral é "parte do compromisso do Governo na promoção da saúde e bem-estar no ambiente de traba