menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Metrobus do Porto arranca no final de fevereiro com circulação na rotunda da Boavista

O novo serviço de metrobus do Porto tem início de operação marcado para o final de fevereiro, pondo fim a um longo período de espera com uma nova solução de circulação no seu terminal.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O metrobus do Porto vai começar a operar no final de fevereiro, com um período experimental gratuito previsto para março. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, pelo presidente da Metro do Porto, Emídio Gomes, e pela presidente da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), Cristina Pimentel, após a assinatura de um memorando de operacionalização que envolve também as tutelas governamentais das Infraestruturas e Finanças. Esta primeira fase do serviço ligará a Casa da Música à Praça do Império.

Pedro Duarte considerou que o arranque do serviço põe fim a um "longo calvário", que classificou como um período de "demasiado tempo de inércia, demasiado tempo de irresponsabilidade e demasiado tempo de desrespeito pelos portuenses".

Com este acordo, o autarca afirmou que "o metrobus vai funcionar, vai poder ser utilizado pelos portuenses".

A solução para o início e fim do serviço na Casa da Música foi um dos pontos centrais do anúncio. Emídio Gomes, presidente da Metro do Porto, explicou que foi abandonada a ideia de uma inversão de marcha numa rotunda improvisada. Em vez disso, foi retomado o projeto inicial, que prevê que os veículos circulem por toda a rotunda da Boavista para fazer o retorno. Para garantir que os horários são cumpridos, será adicionado um veículo suplementar à operação.

Desta forma, enquanto um metrobus completa a volta à rotunda, outro já estará na paragem do outro lado, pronto para iniciar a viagem.

Gomes admitiu que a solução "penaliza a eficiência do ponto de vista do desempenho material e até um pouco económico", mas sublinhou que "garante aquilo que é essencial, que é o serviço à população dentro dos tempos estimados".

Artigos

20
Ver mais▼
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones