menulogo
Notícias Agora
user
Close

Incêndios: Seia ativa plano municipal de emergência de proteção civil

Um incêndio de grandes proporções no concelho de Seia levou a autarquia a ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, de forma a reforçar a coordenação no combate às chamas e no apoio à população afetada.
News ImageNews ImageNews Image

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC) às 17h00 de 6 de setembro de 2025.

A decisão foi motivada por um incêndio que deflagrou por volta das 10h30 na freguesia de Sandomil e que cresceu exponencialmente, potenciado pelo "comportamento errante e imprevisível do vento". A rápida propagação das chamas em várias frentes criou situações de risco elevado em diversas freguesias, o que obrigou ao confinamento de localidades e à deslocação preventiva de pessoas para salvaguardar a sua segurança.

A ativação do plano visa centralizar a gestão e coordenação das operações, mobilizando os meios necessários para garantir uma resposta mais rápida e eficiente tanto no combate ao fogo como no apoio à população.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 20h50, o incêndio mobilizava 625 operacionais e 190 viaturas. A medida de emergência estará em vigor até às 23h59 de segunda-feira, dia 8 de setembro, podendo ser prolongada caso a situação o justifique.

Com a ativação do plano, foi criada uma Sala de Situação Municipal para centralizar a informação e foram mobilizados todos os serviços municipais.

O incêndio provocou também o corte de várias estradas, nomeadamente a Estrada Nacional 231, entre São Romão e Valezim, e as estradas municipais de Vila Cova à Coelheira e entre Corgas e Sandomil.

Entretanto, foram reabertas outras vias, como a Estrada Nacional 17.

A autarquia recomenda à população que se mantenha em alerta, siga as indicações das autoridades e evite deslocações para a área afetada.

Artigos

10

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa