menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Todas as ambulâncias de emergência médica do Algarve estiveram inoperacionais por falta de meios

As seis ambulâncias de emergência médica do Algarve estiveram paradas este sábado por falta de meios humanos, deixando a região apenas com as ambulâncias de Suporte Imediato de Vida operacionais.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) denunciou este sábado que a totalidade das seis ambulâncias de emergência médica do Algarve se encontravam inoperacionais, uma situação que se previa manter pelo menos até às 16:00.

Segundo o presidente do sindicato, Rui Lázaro, as viaturas paradas localizam-se em Portimão, Alcantarilha, Quarteira (duas), Faro e Olhão.

Pelas 13:00, os únicos meios de socorro disponíveis na região eram as quatro ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), sediadas em Loulé, Lagoa, Tavira e Vila Real de Santo António. A falta de tripulação é apontada como a principal causa para a paralisação.

Rui Lázaro recordou que, no passado, já foi necessário deslocar técnicos das regiões Norte e Centro para suprir as falhas de pessoal em Lisboa e Vale do Tejo e no Algarve.

Esta carência de recursos humanos é um problema recorrente no setor. A situação no Algarve reflete um problema a nível nacional.

Dados do INEM, divulgados pelo jornal Público, indicam que entre janeiro e novembro do ano anterior, as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) estiveram inoperacionais durante 9.172 horas, a taxa de paragem mais elevada desde 2013.

Historicamente, a falta de tripulação (médico e enfermeiro) é a justificação principal para estas falhas.

Um episódio semelhante ocorreu na véspera de Natal, quando seis VMER das regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo também estiveram paradas.

Como resposta a falhas no socorro, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) anunciou a criação de uma ‘task-force’ com quatro ambulâncias para este fim de semana.

No entanto, estas viaturas estão sediadas no Lumiar, em Lisboa, não servindo diretamente a região do Algarve.

Artigos

10
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones