Dez distritos de Portugal continental sob avisos laranja e amarelo devido à queda de neve



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja, o segundo mais grave, para os distritos da Guarda, Castelo Branco, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Viseu devido à previsão de queda de neve entre sábado e domingo. Os avisos entram em vigor em horários desfasados ao longo de sábado, estendendo-se até às 09h00 de domingo.
Adicionalmente, os distritos do Porto, Bragança, Aveiro e Coimbra foram colocados sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, também pela mesma razão e com durações semelhantes.
Esta situação meteorológica é causada por uma massa de ar polar marítima que afeta o território continental, provocando uma descida das temperaturas para valores próximos ou inferiores a 0 °C no interior Norte e Centro.
A cota de neve, inicialmente nos 1400/1600 metros, deverá descer significativamente para 800/1000 metros no final de sábado, podendo atingir pontualmente os 600 metros no domingo.
O IPMA prevê uma acumulação de neve entre 5 e 15 centímetros em várias serras, podendo ultrapassar os 20 a 30 centímetros nos pontos mais elevados, como na Serra da Estrela, Gerês e Larouco.
O IPMA alerta para possíveis perturbações, incluindo o condicionamento ou interdição de vias, formação de gelo, danos em estruturas ou árvores e eventuais falhas nos abastecimentos locais. Para segunda-feira, dia 22 de dezembro, foi também emitido um aviso amarelo para queda de neve em seis distritos. Além dos alertas de neve, sete distritos do litoral (Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo) estiveram sob aviso laranja por agitação marítima, com ondas que poderiam atingir os dez metros de altura máxima. O inverno começa oficialmente no domingo, com previsões de chuva, neve e temperaturas máximas que irão variar entre os 4 e os 14 graus Celsius.















