
Subida da Seleção Portuguesa de Basquetebol no Ranking FIBA



A seleção nacional de basquetebol subiu nove posições no ranking mundial da FIBA, instalando-se no 47.º posto. Esta subida, que a coloca no 'top 50', representa a melhor classificação de Portugal desde o final de 2012, quando ocupava a 44.ª posição.
A equipa partiu do 56.º lugar, que ocupava em 28 de março, e ultrapassou seleções como Hungria, Cabo Verde, Tunísia, Bahamas, Bulgária, Nigéria, Países Baixos, Colômbia e Coreia do Sul.
O desempenho positivo deve-se à participação no Campeonato da Europa (Eurobasket2025), onde a formação das 'quinas' atingiu os oitavos de final.
A equipa, comandada por Mário Gomes, terminou a competição no 15.º lugar entre 24 equipas, com um registo de duas vitórias e seis derrotas.
Nos oitavos de final, Portugal foi eliminado pela Alemanha, que viria a sagrar-se campeã, pelo resultado de 85-58, num jogo que se encontrava equilibrado (52-51) no final do terceiro período.
Durante a fase de grupos, disputada em Riga, a seleção portuguesa venceu a República Checa (62-50) e a Estónia (68-65), tendo perdido contra a Sérvia (69-80), Turquia (54-95) e Letónia (62-78).
A 15.ª posição final iguala a classificação da estreia de Portugal na competição, em 1951.
Em participações anteriores, a equipa conseguiu um nono lugar em 2007 e um 21.º posto em 2011.
No topo do ranking mundial, os Estados Unidos mantêm a liderança, agora seguidos pela Alemanha, que subiu para o segundo lugar após vencer o Eurobasket2025.
A Sérvia desceu para a terceira posição.
O 'top 10' é completado por França, Canadá, Austrália, Espanha, Argentina, Lituânia e Brasil.
Artigos
6





Desporto
Ver mais
Napoli 'come' Pisa ao jantar e continua líder isolado em Itália
O campeão em título Napoli isolou-se hoje no comando da Liga italiana de futebol, ao bater em casa o Pisa, por 3-2, para o quarto triunfo em outras tantas jornadas da Serie A.

Matteo Tognozzi assume direção desportiva do Rio Ave
O Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje a contratação do italiano Matteo Tognozzi para o cargo de diretor desportivo.

Leixões vê "com enorme satisfação" a absolvição no processo Jogo Duplo
O presidente da SAD do Leixões manifestou hoje "enorme satisfação e sentimento de justiça" pela decisão do Tribunal da Relação de Lisboa em absolver o emblema de Matosinhos no processo Jogo Duplo, em nota enviada à agência Lusa.

"É difícil jogar em casa de um grande, ainda por cima um campeão"
Técnico Vasco Botelho da Costa fez a análise à derrota (0-3) do Moreirense na casa do Sporting, no encerramento da sexta jornada da I Liga. Declarações feitas à Sport TV no final do jogo.