menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Direção 100% Masculina da Liga de Clubes Gera Controvérsia Sobre Cumprimento da Lei da Paridade

A nova direção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, composta exclusivamente por homens, está no centro de uma polémica sobre a aplicação da lei que exige uma representação mínima de género nos órgãos das federações desportivas.
News ImageNews ImageNews Image

A direção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para a época 2025/26, presidida por Reinaldo Teixeira, não inclui qualquer mulher, uma composição que contrasta com a anterior liderança de Pedro Proença, que contava com duas representantes femininas. O atual elenco é formado pelo presidente, representantes de clubes da I e II Liga — FC Porto, Benfica, Sporting, Vitória de Guimarães, Alverca, Leixões, Marítimo e Feirense — e um vogal cooptado da Federação Portuguesa de Futebol, Rui Caeiro.

A ausência de mulheres na direção, bem como na Mesa da Assembleia Geral e no Conselho Fiscal, levanta questões sobre o cumprimento do Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD). Aprovada a 15 de fevereiro de 2024, a lei estipula que a proporção de pessoas de cada sexo não pode ser inferior a 20% nos órgãos das federações, aplicável a partir da primeira assembleia geral eletiva após a sua entrada em vigor. A atual direção tomou posse em julho de 2025, ou seja, após a aprovação da legislação.

A LPFP defende a sua legalidade, argumentando que os mandatos dos seus órgãos se iniciaram antes da entrada em vigor da lei e que, por se tratar de um "órgão colegial, composto por pessoas coletivas", estaria isenta.

Fonte da Liga afirmou à Lusa que o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) excluiu a direção das questões levantadas sobre o tema.

No entanto, esta interpretação é contrariada por um parecer homologado pelo secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, a 22 de agosto de 2024.

Este parecer considera que a lei da proporcionalidade abrange a Direção, a Mesa da Assembleia Geral e o Conselho Fiscal da LPFP. Enquanto a direção é exclusivamente masculina, a comissão executiva do organismo, também liderada por Reinaldo Teixeira, integra duas mulheres: Susana da Silva Curto e Sónia Costa Cunha.

A agência Lusa questionou o IPDJ sobre eventuais sanções em caso de incumprimento por parte da Liga, mas não obteve resposta.

Artigos

7

Desporto

Ver mais
News Image
Sérvia: Treinador morre depois de colapsar em campo

Mladen Zizovic, treinador do Radnički Kragujevac, equipa da primeira divisão da Sérvia, colapsou mortalmente durante o jogo.- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -O técnico de 44 anos colapsou por volta do minuto 20 na partida fora de portas contra o Mladost Lucani, numa altura em que os donos da casa venciam por 2-0. O técnico foi assistido, levado de ambulância mas não resistiu. Tendo tomado conhecimento da notícia, o árbitro terminou o jogo ao minuto 40.Os jogadores das duas equipas levaram depois as mãos à cabeça e deitaram-se no relvado.O técnico de origem bósnia deixa três filhos. O Radnički Kragujevac conta com dois jogadores portugueses na equipa: António Gomes (ex-Oliveirense) e Alfa Baldé (ex-FC Porto e Benfica).

Source LogoSportinforma
News Image
Fábio Veríssimo denuncia tentativa de pressão do FC Porto

Fábio Veríssimo considera que foi alvo de tentativa de pressão por parte do FC Porto no jogo com o SC Braga, que se realizou no domingo no estádio do Dragão.- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -A notícia foi avançada pelo 'Correio a Manhã'. Quando a equipa de arbitragem entrou no balneário ao intervalo percebe que a televisão que não podia ser desligada passava imagens em loop de alguns lances da 1.ª parte, mais precisamente do momento do golo de Froholdt que foi anulado por falta de Bednarek sobre o guarda-redes do Sp. Braga.O comportamento também se repetiu no final. Foi também mostrado o golo do Benfica na final do torneio da Pontinha, precisamente frente ao FC Porto. O incidente foi comunicado aos delegados da liga que estavam presentes no estádio do Dragão e está incluído no relatório do árbitro.Este incidente, que foi comunicado aos delegados da Liga, deve motivar a abertura de um inquérito disciplinar.

Source LogoSportinforma
News Image
Benfica reage às denúncia de Veríssimo: "Impõe-se uma reação rápida das autoridades competentes"

Na sequência da denúncia de Fábio Veríssimo, que fala de pressão no encontro entre o FC Porto e o SC Braga, o Benfica exige que a Liga, o Conselho de Arbitragem e o Conselho de Disciplina da FPF atuem com celeridade.- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -Os encarnados sublinham que não admitem passividade nesta questão.O comunicado do Benfica:"O Sport Lisboa e Benfica exige que a Liga, o Conselho de Arbitragem e o Conselho de Disciplina atuem com urgência em face das informações tornadas públicas sobre uma grave coação ao árbitro da partida FC Porto–SC Braga.Em face da gravidade dos acontecimentos reportados impõe-se uma reação rápida das autoridades competentes e uma clarificação quanto aos desenvolvimentos deste episódio que em nada dignifica e credibiliza o futebol português, pelo que é imperativo que haja consequências exemplares.O Sport Lisboa e Benfica não admitirá qualquer passividade ou delongas nesta matéria."

Source LogoSportinforma
categoryVer categoria completa