Doc's Kingdom em Odemira: Cinema Documental Explora a Memória da Reforma Agrária



Entre os dias 14 e 19 de novembro, Odemira acolhe pela terceira vez o Doc’s Kingdom, um seminário internacional que reunirá cineastas e profissionais de todo o mundo.
A 25.ª edição, promovida pela Apordoc com o apoio do ICA, do Ministério da Cultura e da autarquia local, tem como tema “Uma Coletiva Harmonia Desarticulada”, inspirado num verso do poeta Sean Bonney. Com a curadoria de Raquel Schefer e Rita Morais, o programa irá explorar a história política do Alentejo, com particular enfoque no processo de coletivização da terra e do trabalho durante a Reforma Agrária, focando-se em práticas cinematográficas coletivas. O evento contará com a participação de diversos coletivos cinematográficos internacionais, como os Ogawa Productions (Japão), CAMP (Índia), Sueli e Isael Maxakali com colaboradores (Brasil), o projeto anónimo transnacional Video Tracts for Palestine e o Grupo Zero de Portugal.
Este último, ativo entre 1976 e 1982, surgiu precisamente no contexto da Reforma Agrária e os seus filmes refletem as transformações sociais da época.
Dois membros do coletivo estarão presentes no seminário para partilhar as suas experiências.
O programa inclui diversas atividades abertas ao público.
A sessão de abertura está marcada para o dia 14 de novembro, às 17h00, no cineteatro Camacho Costa, precedida pela inauguração da exposição “Desertos Líquidos” às 15h30, no Espaço CRIAR. Esta exposição resulta de uma colaboração entre o Royal College of Art de Londres e a Associação de Artesãos do Concelho de Odemira (CACO). Ao longo dos seis dias, haverá sessões de cinema gratuitas no cineteatro, seguidas de debates com os realizadores.
Para assinalar o 25.º aniversário do Doc's Kingdom, estão também agendadas duas festas.
A primeira ocorrerá no dia 15 de novembro, no Mercado Municipal de Odemira, e a segunda no dia 18, no Quintal da Música, ambas com início às 22h00.
Artigos
5Cultura e Entretenimento
Ver mais
Foi no passado dia 6 de Novembro que historiadores e arqueólogos do Baixo Guadiana integraram o colóquio Guadiana Medieval: Fortificación y poder en la Frontera, realizado na Universidade de Huelva ao abrigo do VII centenário da morte do rei D. Dinis de Portugal. Com coordenação científica de Juan Luis Carriazo Rubio, docente de História Medieval […] O conteúdo Historiadores e arqueólogos do Baixo Guadiana integraram o Colóquio Guadiana Medieval aparece primeiro em Sempre à Mão.

A Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, acolhe a exposição “TZIMTZUM: o jogo da vontade”, de 15 de novembro a 17 de janeiro de 2026. A apresentação é da autoria conjunta dos artistas David Bastos e José Jesus e encerra a 5.ª edição do PAA – Programa de Apoio às Artes do Município de Loulé. A mostra, […]

Animadores da estação do CM vão estar nas zonas do Saldanha (Lisboa) e na Boavista (Porto).

SIC prepara um documentário-ficção sobre a vida de Sara Norte. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: SIC aposta na história de Sara Norte e prepara documentário sobre a vida da atriz







