
Política Interna e Externa dos EUA na Presidência de Trump



A administração do Presidente Donald Trump enfrenta duras críticas de várias frentes. O senador estadual de Nova Iorque, Luis Sepúlveda, descreveu Trump como "um dos presidentes mais racistas" da história dos EUA, acusando-o de violar os princípios democráticos do país. Segundo Sepúlveda, Trump promove uma agenda que favorece apenas a população branca, exemplificada pela sua intenção de acolher cidadãos brancos da África do Sul, e lamenta que muitos latinos tenham votado nele nas eleições de novembro de 2024.
O senador apela à união da comunidade latina em torno do Partido Democrata para combater as políticas federais.
A preocupação com a polarização é partilhada pelo Secretário de Estado da Santa Sé, o cardeal Pietro Parolin, que se mostra apreensivo com a violência na sociedade americana, referindo-se à "eliminação física dos adversários", e critica a política migratória norte-americana por falta de compaixão. As acusações de Sepúlveda estendem-se ao uso da violência como "arma política".
O senador alega que a administração Trump envia a Guarda Nacional seletivamente para cidades governadas por democratas, como Memphis, enquanto ignora estados controlados por republicanos com índices de criminalidade superiores, como Luisiana, Tennessee e Arkansas.
Sepúlveda salienta que, apesar da atenção mediática, a criminalidade em Nova Iorque diminuiu para níveis pré-pandémicos.
No plano externo, os EUA estão envolvidos em negociações com os talibãs em Cabul sobre uma eventual troca de prisioneiros.
Após um encontro entre o responsável norte-americano Adam Boehler e o vice-primeiro-ministro talibã, o governo afegão indicou que foi acordada uma troca. No entanto, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, esclareceu que a visita de Boehler se destinava a "explorar o que é possível" e que qualquer decisão final caberá ao Presidente Trump.
Pelo menos um cidadão norte-americano, Mahmood Habibi, é considerado detido no Afeganistão, embora os talibãs neguem o seu envolvimento.
Em março, um outro norte-americano, George Glezmann, foi libertado após uma visita semelhante de Boehler.
Artigos
7






Mundo
Ver mais
Semana de Alto Nível da ONU arranca com Gaza e crise do multilateralismo
A Semana de Alto Nível da Assembleia-Geral da ONU arranca na segunda-feira em Nova Iorque e terá a guerra em Gaza e a crise do multilateralismo em destaque, com o 80.º aniversário da organização como pano de fundo.

CÃO COBERTO DE CARRAPATOS É RESGATADO POR JOVEM
Um vídeo partilhado nas redes sociais tornou-se viral ao mostrar o momento em que um jovem encontra um cão abandonado, em estado crítico, coberto de carrapatos e visivelmente subnutrido. O conteúdo CÃO COBERTO DE CARRAPATOS É RESGATADO POR JOVEM aparece primeiro em 24 Horas.

Governo de Macau "gostou" que deputado português tenha ganho eleições
José Pereira Coutinho, o candidato mais votado nas eleições legislativas em Macau há uma semana, garante que o Governo da Região Administrativa Especial "gostou" da vitória destacada obtida sobre as restantes listas candidatas.

Funeral de ativista conservador Charlie Kirk gera tensão e segurança apertada
Funeral vai decorrer este domingo na cidade de Glendale, no Arizona. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e outros líderes políticos vão estar presentes