
Guimarães Vira a Página: A Posse de Araújo e a Despedida de Torrinha Marcam Novo Ciclo Político



Ricardo Araújo, eleito pela coligação “Juntos Por Guimarães” (PSD/CDS-PP), assumiu a presidência da Câmara Municipal, considerando o cargo “a maior honra” da sua vida cívica e política.
No seu discurso de tomada de posse, o novo autarca prometeu um ciclo de mudança, crescimento e melhor qualidade de vida, afirmando querer ser “o presidente de todos os vimaranenses”.
A coligação obteve maioria absoluta na Câmara, com seis vereadores contra quatro do PS e um do Chega, mas não alcançou a maioria na Assembleia Municipal, onde também foi a força mais votada.
Araújo reconheceu que estes resultados exigem diálogo com a oposição e colaboração com as Juntas de Freguesia, onde o PS obteve o maior número de votos.
O novo presidente reiterou compromissos de campanha, como a concretização do metrobus e a revisão do Plano Diretor Municipal para aumentar a disponibilidade de solo para habitação e indústria.
Agradeceu ao seu antecessor, Domingos Bragança, pelos anos dedicados ao serviço público e por uma transição “elevada, digna, transparente e responsável”.
Araújo sublinhou que a sua maioria robusta não é um “trono de conforto”, mas sim uma “missão de serviço”.
Na sua intervenção final como presidente da Assembleia Municipal, José João Torrinha fez um balanço do seu mandato, elogiando a civilidade e a elevação do debate político no órgão que, na sua opinião, “pede meças ao Parlamento Nacional”.
Torrinha agradeceu a dedicação dos deputados municipais, dos funcionários e, em particular, dos presidentes de junta, que classificou como “heróis poucas vezes reconhecidos na democracia local”.
Perante a mudança política, deixou uma mensagem de respeito pela vontade popular, afirmando que “a democracia não é só bonita quando se ganha; também o é quando se perde”.
Terminou com um apelo à participação cívica dos cidadãos na vida do concelho.
Numa nota sobre outras autarquias, em Melgaço, José Albano Domingues, da Aliança Democrática, também tomou posse como presidente da Câmara.
Artigos
8







Política
Ver mais

Firma de Ricardo Machado comprou imóvel, em Lisboa, por 750 mil euros, em 2018, e vendeu-o, em 2021, ao mesmo preço.

Este mês de outubro que agora finda fica indubitavelmente marcado por mais uma grande vitória do nosso Partido nas Autárquicas – que muito nos honra e que, sendo a 12ª vitória consecutiva desde 2019, espelha, simultaneamente, a força do PSD/Madeira e a confiança da nossa população naquele que é o nosso projeto político, desta feita no poder local – mas, também, pela triste partida de Armando Abreu, um homem bom e um grande e ilustre Social-democrata com quem tive a honra de privar com maior prox

Os resultados das eleições autárquicas demonstram o exagero daqueles que declaram quotidianamente a morte do Partido Socialista. Contudo, se é certo que se demonstrou uma certa fanfarronice de alguns partidos populistas, torna-se também evidente um fenómeno de fragmentação, sobre o qual importa refletir. Conteúdo Reservado Na região esse quadro é particularmente relevante, uma vez que neste ciclo eleitoral podemos verificar sucessivas alterações nas preferências dos eleitores em termos de segund
 A Bola
A Bola CNN Portugal
CNN Portugal Correio da Manhã
Correio da Manhã ECO
ECO Euronews Português
Euronews Português Expresso
Expresso Jornal de Negócios
Jornal de Negócios Maisfutebol
Maisfutebol Now
Now O Jornal Económico
O Jornal Económico Público
Público Record
Record Renascença
Renascença RTP Notícias
RTP Notícias Sábado
Sábado SIC
SIC SIC Notícias
SIC Notícias TVI Notícias
TVI Notícias Visão
Visão zerozero.pt
zerozero.pt
























