Papa Leão XIV pede aos jovens que façam as pazes com alguém como o presente mais precioso de Natal



O Papa Leão XIV recebeu esta sexta-feira, no Vaticano, os jovens da Ação Católica Italiana, a quem dirigiu uma mensagem centrada no verdadeiro significado da paz e da reconciliação na quadra natalícia. O Pontífice exortou os jovens a, antes da noite de Natal, pensarem numa pessoa com quem fazer as pazes, considerando este gesto “um presente mais precioso do que aqueles que se podem comprar nas lojas”, pois a paz é um dom que se encontra apenas no coração. Durante o seu discurso, Leão XIV aprofundou o conceito de paz, explicando que esta não se resume à “ausência de guerras”, mas consiste numa “amizade entre os povos fundada na justiça”.
Sublinhou que, embora se deseje a paz para as nações em conflito, a harmonia e o respeito devem começar nas relações quotidianas, seja em casa, na paróquia ou com colegas.
Fazer as pazes, segundo o Papa, é uma verdadeira “ação católica” que torna os cristãos testemunhas de Jesus. Inspirando-se no presépio, o Papa recordou que este simboliza a inclusão, mostrando que “há espaço para todos” em torno de Jesus.
Convidou os jovens a pedir a graça de serem como os anjos, anunciadores da paz. Além disso, apresentou como modelos de santidade para a juventude Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, canonizados em setembro, incentivando os jovens a imitar a sua “paixão pelo Evangelho” e as suas obras de caridade. O Papa afirmou que, na companhia de Jesus e seguindo estes exemplos, os jovens serão “verdadeiramente livres e felizes”, prontos para ajudar os mais necessitados.
O Pontífice concluiu reforçando que ser cristão implica um compromisso de não apenas “ser bom”, mas de “ser melhor a cada dia”, progredindo no caminho da santidade.
A audiência terminou com os votos de Feliz Natal aos jovens e às suas famílias.











