
Sete concelhos do Minho vão receber apoio do Governo por causa dos incêndios



De acordo com uma resolução do Conselho de Ministros, os apoios governamentais destinam-se a 313 freguesias de 73 concelhos de Portugal continental afetadas por grandes incêndios entre 26 de julho e 27 de agosto de 2025. A medida contempla a possibilidade de incluir, no futuro, outras freguesias afetadas por incêndios de menor dimensão, com base na sua gravidade.
As áreas abrangidas distribuem-se pelas regiões Norte (151 freguesias), Centro (150 freguesias), Alentejo (11 freguesias) e Lisboa e Vale do Tejo, com uma freguesia em Santarém.
No Minho, os concelhos incluídos são Terras de Bouro, Fafe, Celorico de Basto, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Monção. Os incêndios rurais desde julho provocaram quatro mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, tendo consumido, até 23 de agosto, cerca de 250 mil hectares. Os apoios visam a reconstrução de habitações, a retoma da atividade económica, o auxílio a agricultores, a reparação de infraestruturas e a recuperação de ecossistemas. Para os agricultores, estão previstos apoios para bens imediatos, que podem chegar aos 10 mil euros mesmo sem documentação, mediante vistoria conjunta de técnicos municipais e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). Serão também financiadas habitações legalizadas (até 250 mil euros), equipamentos sociais, e criadas linhas de apoio a empresas, ao turismo e à substituição de equipamentos florestais, bem como a entidades gestoras de zonas de caça e de baldios.
A avaliação dos danos será da competência das autarquias, que reportarão os prejuízos à respetiva CCDR.
O valor total da despesa, em regime excecional, não pode exceder cinco milhões de euros por ministério.
Artigos
6





Política
Ver mais
Tribunal dá 10 dias para MP se pronunciar sobre fim do processo contra Salgado
O tribunal que está a julgar a Operação Marquês deu hoje 10 dias ao Ministério Público (MP) e arguidos para se pronunciarem sobre o pedido de extinção do processo contra Ricardo Salgado feito pela defesa do ex-banqueiro.

Nacionalidade? PS alerta sobre incompreensão em Angola face a alterações
O secretário-geral do PS disse hoje, à chegada a Lisboa, que as autoridades angolanas com quem contactou em Luanda mostraram incompreensão face às alterações à lei da nacionalidade proposta pelo Governo português.

“O primeiro mandato é para preparar projetos, o segundo para concretizar. Nós só tivemos meio.”
São conhecidas as razões de o PS não a ter escolhido como candidata. Recebeu propostas de outros partidos para liderar uma candidatura? Não. Sei que esse rumor circulou, mas não sei de onde veio. Desde o primeiro minuto deixei claro que avançaria como independente. Para mim estava posta de parte a hipótese de me […]

Clube dos Pensadores – Candidato Pedro Duarte apresenta propostas para a cidade do Porto
O Clube dos Pensadores, fundado por Joaquim Jorge, iniciou a nova época com a presença de Pedro Duarte, candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto. O encontro decorreu no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia, em Vila Nova de Gaia, com entrada livre e participação de dezenas de cidadãos. Joaquim Jorge fez a abertura da sessão, […]