menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Escândalo das 'Bonecas Sexuais' Leva à Suspensão da Shein em França e Desencadeia Apelos a Ação Europeia

A gigante chinesa de comércio eletrónico Shein enfrenta uma grave crise em França após a descoberta de bonecas sexuais de aspeto infantil e outros produtos ilegais à venda na sua plataforma, o que resultou na suspensão temporária do site e levou o governo francês a exigir uma investigação a nível europeu.
News ImageNews ImageNews Image

Um escândalo de grandes proporções abalou a Shein em França, ofuscando a inauguração da sua primeira loja física no país, a 5 de novembro. A controvérsia foi despoletada por uma investigação revelada pelo jornal “Le Parisien” a 3 de novembro, que denunciava a venda de bonecas sexuais com aparência infantil na plataforma online. Os artigos em questão, descritos como tendo cerca de 80 centímetros, vestidos com roupa de menina e segurando peluches, foram considerados pedopornográficos, gerando indignação nacional.

Em resposta, as autoridades francesas agiram rapidamente.

O Ministério da Economia ordenou a suspensão temporária da plataforma online da Shein em França, condicionando o seu regresso à garantia de que todo o conteúdo cumpre a legislação em vigor.

O governo francês, através de vários ministros, incluindo Jean-Noel Barrot, instou a Comissão Europeia a sancionar a empresa, afirmando que esta estava a violar “claramente” as regras europeias.

A pressão por uma investigação a nível da União Europeia visa não só o caso das bonecas, mas também a venda de outros artigos ilegais ou perigosos, como réplicas de armas, identificados no site.

As repercussões estenderam-se ao parlamento francês, onde os diretores da Shein foram convocados para uma audição a 18 de novembro.

O deputado Antoine Vermorel-Marques exigiu que a empresa revele os lucros obtidos com a venda das bonecas e que forneça uma lista dos clientes que as adquiriram às autoridades judiciais.

Por sua vez, a Shein concordou em cooperar com as investigações, removeu todos os anúncios relacionados e anunciou a proibição global da venda de qualquer tipo de boneca sexual na sua plataforma.

Artigos

6

Ciência e Tecnologia

Ver mais
categoryVer categoria completa