menulogo
Notícias Agora
user
Close

Cenários Eleitorais em Portugal e na Guiné-Bissau

As corridas presidenciais em Portugal e na Guiné-Bissau ganham novos contornos com a movimentação de candidatos. Enquanto em Portugal se debate o futuro, na Guiné-Bissau um importante líder da oposição regressa ao país para disputar as eleições.
News ImageNews ImageNews Image

Na Guiné-Bissau, o presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, anunciou em Lisboa que irá regressar ao país para se apresentar como candidato às eleições presidenciais.

A decisão surge a pouco mais de dois meses das eleições gerais, presidenciais e legislativas, agendadas para 23 de novembro.

Simões Pereira, que tem estado maioritariamente fora do país nos últimos dois anos, irá apresentar a sua disponibilidade ao comité central do partido no dia 20 de setembro.

O seu regresso acontece após ter sido deposto do cargo de presidente da Assembleia Nacional Popular, na sequência da dissolução do parlamento pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, em dezembro de 2023.

Apesar de admitir receios pela sua segurança, Simões Pereira afirmou ter um compromisso com o povo guineense.

O atual chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, que já anunciou a sua recandidatura, declarou que o seu opositor pode regressar "sem nenhum problema", manifestando o desejo de o defrontar e derrotar novamente nas urnas, como nas presidenciais de 2019.

Simões Pereira critica o que considera um "défice democrático" no país, apontando a recente expulsão da comunicação social portuguesa como um exemplo.

O líder do PAIGC considera os últimos cinco anos "catastróficos" e promete uma postura que contrasta com a "agressão ao povo e exploração dos recursos naturais".

Além de Embaló e Simões Pereira, Nuno Gomes Nabiam, líder da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), foi também aprovado pelo seu partido como candidato presidencial.

Em Portugal, a corrida às eleições presidenciais, que se realizam em janeiro do próximo ano, também regista movimentações.

António José Seguro, candidato à Presidência da República, será o próximo convidado do Clube dos Pensadores, num encontro-debate no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia, na quinta-feira, dia 18 de setembro.

O evento contará também com a presença do dirigente do PS, Álvaro Beleza.

Segundo um inquérito recente, quase metade dos eleitores que afirmaram ter votado no PS em 2025 tencionam agora votar em António José Seguro.

O Clube dos Pensadores, que já recebeu Gouveia e Melo, pretende convidar outros candidatos como Cotrim Figueiredo e Marques Mendes.

Artigos

6

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa