
Sindicato dos Profissionais de Polícia convoca protesto nacional



A manifestação, agendada para 16 de outubro, terá início com uma concentração no Largo da Penha de França, em frente à direção nacional da PSP, em Lisboa, e incluirá um desfile até ao Ministério da Administração Interna.
O principal motivo do protesto é denunciar o “desinteresse do Governo em incluir no Orçamento do Estado para 2026 a resolução dos problemas que afetam os polícias”.
Em comunicado, o SPP/PSP acusa a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, de demonstrar falta de peso político para resolver as dificuldades da classe, enquanto outros governantes apresentam soluções para outros setores do funcionalismo público. Entre os problemas destacados pelo sindicato estão a falta de candidatos para os cursos de formação de agentes, o aumento do número de pedidos para abandonar a PSP e a degradação geral das condições de trabalho. O sindicato alerta também para um ambiente laboral insustentável, que resulta num aumento de casos de esgotamento físico e mental (‘burnout’), bem como num crescimento do número de baixas médicas e de suicídios entre os profissionais. Este anúncio do SPP/PSP surge após o SINAPOL, outro sindicato do setor, ter convocado quatro dias de protesto, entre 21 e 24 do mesmo mês, para exigir a valorização salarial e da carreira. É ainda referido que a ministra da Administração Interna só deverá apresentar uma proposta formal após a votação do Orçamento do Estado.
Artigos
11










Atualidade
Ver mais
Tudo começou com uma inspiração, despertada pelo Papa Francisco, quando abriu uma Porta Santa na prisão de Rebibbia, em Roma. Desse gesto e dessa porta nasceu um projeto para a criação de outras dez portas - em oito estabelecimentos prisionais italianos e em dois portugueses - num trabalho que unirá reclusos e artistas de diferentes áreas.

Ministro anunciou regime de exclusividade e ULS Universitárias

Após uma operação que durou 10 meses

No âmbito das novas competências em matéria de estrangeiros e controlo fronteiriço, o Comando Regional da PSP Madeira efetuou no passado mês de setembro 13 fiscalizações a estabelecimentos e residências. Nestas ações foram identificados 155 cidadãos de países estrangeiros tendo-se efetuado 3 detenções por permanência irregular em território nacional, 5 notificações para abandono voluntário do […]