
Protestos da Polícia em Lisboa



O Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL) agendou uma série de ações de protesto em Lisboa para os dias 21, 22, 23 e 24 deste mês. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade urgente de medidas que valorizem os polícias portugueses, tanto a nível profissional como salarial, perante o que o sindicato considera ser uma contínua falta de resposta por parte do Governo aos problemas que afetam as forças de segurança.
As ações de protesto decorrerão em locais estratégicos da capital.
No dia 21, a partir das 10h00, os membros do sindicato estarão na Gare do Oriente a distribuir folhetos. No dia 22, o protesto terá lugar no Terminal Fluvial do Terreiro do Paço, em frente ao Ministério das Finanças, a partir das 16h30. No dia seguinte, 23, a ação de sensibilização ocorrerá na zona de chegadas do Aeroporto Humberto Delgado, a partir das 21h00. A iniciativa terminará no dia 24, com ações no Terreiro do Paço e na Rua Augusta, em simultâneo com uma reunião agendada entre o SINAPOL e o Ministério da Administração Interna.
O SINAPOL considera inaceitável a "recorrente negligência do Governo" em não atualizar diplomas legais considerados fundamentais para o futuro da segurança pública.
O sindicato defende que a revisão desta legislação é essencial para corrigir injustiças, melhorar as condições de trabalho e garantir uma remuneração digna, que corresponda às exigências da função policial e que torne a carreira novamente atrativa. O sindicato alerta ainda para as "consequências diretas e alarmantes" da desvalorização da carreira, que incluem a redução do efetivo policial e um número cada vez menor de candidatos à profissão.
Face a esta situação, o SINAPOL exige do Governo "um diálogo sério e soluções concretas" para os problemas apresentados.
Artigos
7






Atualidade
Ver mais
O abutre-preto «Pousio», o primeiro nascido na colónia da Vidigueira, regressou à Herdade Monte da Ribeira, no concelho de Vidigueira, após um período de recuperação de ferimentos provocados por disparo de caçadeira. A libertação da ave decorreu na Herdade Monte da Ribeira, também conhecida como Pousio HMR, onde nasceu em 2024. O nome «Pousio» foi […]

O fim de acréscimos excepcionais da actividade dita a "maioria" das justificações invocadas pelas empresas para não renovarem os contratos a termo com grávidas ou pessoas em licença parental, adiantou a presidente do Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE).

Estás a passear e alguém, sem pedir autorização, levanta o telemóvel e tira uma foto. Ou um “youtuber” passa a gravar um vídeo e acabas a aparecer no fundo da imagem. A maioria das pessoas não diz nada mas já te perguntaste se isso é mesmo legal? A verdade é que depende do contexto. Há […]

No grande debate autárquico com os candidatos à Câmara da Guarda no dia 12 de outubro, moderado por Luís Baptista-Martins, diretor da Rádio Altitude e de O INTERIOR, a economia foi um tema central na troca de argumentos entre os cabeças de lista à maior autarquia do distrito. Mas falou-se também de emprego, educação, património, turismo e mobilidade.