
Sindicatos ponderam greve geral contra reforma laboral



Duas dezenas de organizações sindicais filiadas na CGTP e na UGT admitem a convocação de uma greve geral para "derrotar" o anteprojeto de alteração ao Código do Trabalho. As estruturas sindicais consideram a proposta do Governo um "retrocesso laboral" e uma "grave ofensiva" contra os trabalhadores, tendo o descontentamento motivado também manifestações nos Açores, onde os trabalhadores sentiram a "obrigação" de se pronunciarem.
A posição foi formalizada numa "declaração sindical" resultante da "Conferência Sindical contra o Retrocesso Laboral", que decorreu no sábado, em Lisboa.
Os sindicatos sustentam que a proposta governamental, intitulada "Trabalho XXI", terá como consequência objetiva o aumento das desigualdades.
Na sua análise, a reforma levará à "diminuição de direitos e a redução de rendimentos dos trabalhadores", ao mesmo tempo que fortalecerá o "poder patronal nas empresas".
O resultado final, alertam, será uma "distribuição mais injusta da riqueza".
As organizações sindicais afirmam que "estão esgotadas todas as possibilidades negociais" com o Governo. Perante esta "profunda e grave ofensiva do Governo contra o mundo laboral", os sindicatos confiam que a CGTP-IN e a UGT saberão, nos momentos considerados convenientes, encontrar as formas de luta convergentes necessárias.
Nesse sentido, a possibilidade de uma "convocatória simultânea de uma greve geral" é colocada sobre a mesa como o meio para alcançar "o superior objetivo de derrotar" a reforma pretendida pelo Executivo.
Artigos
13












Política
Ver mais
O Interior vai ser uma prioridade estratégica do governo, garantiu em Seia o ministro das O conteúdo Miguel Pinto Luz em Seia: “O Interior tem sido negligenciado numa atitude estúpida do Estado” aparece primeiro em Seia Digital.

Celso Bettencourt, candidato do PSD à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, promete a revitalização da baía da cidade, dizendo-se determinado em concretizar um dos projectos mais estruturantes para o futuro do concelho. Há precisamente um ano, o candidato tinha apresentado publicamente um plano de requalificação para a baixa de Câmara de Lobos, assente em […]

A CDU realizou hoje um jantar comício no Curral das Freiras onde o candidato à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Marco Fernandes, declarou que “o Curral das Freiras é um exemplo muito claro da desgraça que é ficarem apenas os senhorios na autarquia”. Conforme explicou, “os senhorios não podem ficar sozinhos na Câmara. Quando […]

O ex-deputado felgueirense António Pedro Faria disse esta semana ao SF Jornal que caso seja eleito à Assembleia Municipal de Felgueiras, procurará alterar o regimento de forma a que este órgão fiscalizador vá ao encontro dos cidadãos, descentralizando as reuniões e promovendo uma cultura de participação ativa.Esta é uma das bandeiras do candidato da coligação […] O conteúdo António Faria quer uma Assembleia Municipal mais próxima do cidadão (COM VÍDEO) aparece primeiro em Semanário de Felgueiras.