menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Sindicatos ponderam greve geral contra reforma laboral

Várias organizações sindicais portuguesas admitem a convocação de uma greve geral para contestar as alterações propostas ao Código do Trabalho, que classificam como um "retrocesso laboral".
News ImageNews ImageNews Image

Duas dezenas de organizações sindicais filiadas na CGTP e na UGT admitem a convocação de uma greve geral para "derrotar" o anteprojeto de alteração ao Código do Trabalho. As estruturas sindicais consideram a proposta do Governo um "retrocesso laboral" e uma "grave ofensiva" contra os trabalhadores, tendo o descontentamento motivado também manifestações nos Açores, onde os trabalhadores sentiram a "obrigação" de se pronunciarem.

A posição foi formalizada numa "declaração sindical" resultante da "Conferência Sindical contra o Retrocesso Laboral", que decorreu no sábado, em Lisboa.

Os sindicatos sustentam que a proposta governamental, intitulada "Trabalho XXI", terá como consequência objetiva o aumento das desigualdades.

Na sua análise, a reforma levará à "diminuição de direitos e a redução de rendimentos dos trabalhadores", ao mesmo tempo que fortalecerá o "poder patronal nas empresas".

O resultado final, alertam, será uma "distribuição mais injusta da riqueza".

As organizações sindicais afirmam que "estão esgotadas todas as possibilidades negociais" com o Governo. Perante esta "profunda e grave ofensiva do Governo contra o mundo laboral", os sindicatos confiam que a CGTP-IN e a UGT saberão, nos momentos considerados convenientes, encontrar as formas de luta convergentes necessárias.

Nesse sentido, a possibilidade de uma "convocatória simultânea de uma greve geral" é colocada sobre a mesa como o meio para alcançar "o superior objetivo de derrotar" a reforma pretendida pelo Executivo.

Artigos

13

Política

Ver mais
News Image
António Faria quer uma Assembleia Municipal mais próxima do cidadão (COM VÍDEO)

O ex-deputado felgueirense António Pedro Faria disse esta semana ao SF Jornal que caso seja eleito à Assembleia Municipal de Felgueiras, procurará alterar o regimento de forma a que este órgão fiscalizador vá ao encontro dos cidadãos, descentralizando as reuniões e promovendo uma cultura de participação ativa.Esta é uma das bandeiras do candidato da coligação […] O conteúdo António Faria quer uma Assembleia Municipal mais próxima do cidadão (COM VÍDEO) aparece primeiro em Semanário de Felgueiras.

Source LogoSemanário de Felgueiras
categoryVer categoria completa