
Sinistralidade rodoviária nos Açores com variação positiva em 2024

De acordo com o Relatório Anual da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) para 2024, a situação da segurança nas estradas portuguesas apresentou um quadro complexo. Comparando com 2019, o ano de referência para as metas europeias de redução da sinistralidade até 2030, registou-se uma diminuição no número de vítimas mortais, com menos 43 mortos (-8,3%), e uma ligeira redução no número de feridos leves, com menos 335 casos (-0,7%). No entanto, estes dados positivos são contrabalançados por um aumento de 786 acidentes e um crescimento no número de feridos graves.
O relatório da ANSR identifica o excesso de velocidade como a infração mais frequente cometida pelos condutores. A análise geográfica da sinistralidade revela também variações significativas, com o distrito de Coimbra a destacar-se por apresentar uma das maiores taxas de variação homóloga no que diz respeito à sinistralidade grave, quando se compara 2024 com 2023.
Na Região Autónoma dos Açores, a tendência geral em 2024 foi de um agravamento da sinistralidade em relação ao ano anterior, com 1.391 utentes envolvidos em acidentes (um aumento de 86 face a 2023), resultando em 845 colisões e cinco mortos. Contudo, quando a comparação é feita com o ano de referência de 2019, o balanço no arquipélago é diferente: registaram-se mais acidentes com vítimas e mais feridos ligeiros, mas houve uma redução no número de mortos e de feridos graves.
Artigos
6





Mundo
Ver mais
Paquistão mata 33 alegados terroristas na fronteira com o Afeganistão
O exército paquistanês anunciou hoje que matou 33 presumíveis terroristas que tentaram atravessar a fronteira do Afeganistão em Sambaza, na província ocidental do Baluchistão.

Trump sugeriu cimeira para paz em Roma mas Moscovo desaprovou
O presidente dos Estados Unidos chegou a perguntou à primeira-ministra italiana se Roma poderia acolher uma reunião tripartida sobre a guerra na Ucrânia, mas Moscovo desaprovou a ideia, segundo fontes próximas do Governo italiano, citadas hoje pelos 'media' locais.

Oposição em Cabo Verde exigem resgate da concessão da CV Interilhas
Os dois partidos da oposição cabo-verdiana acusaram hoje o Governo de falta de transparência e má gestão no contrato com a CV Interilhas, pedindo o resgate da concessão após decisão arbitral que condena o Estado ao pagamento de compensações.

Mais de 4.500 feridos a tiro em filas de ajuda em Gaza desde maio
A Cruz Vermelha Internacional assistiu mais de 4.500 pessoas feridas a tiro no sul da Faixa de Gaza desde 27 de maio, quando tentavam obter ajuda nos centros de distribuição, denunciou hoje a organização.