Sintra Avança com Circular Poente ao Cacém para Redesenhar a Mobilidade na Região



O presidente da Câmara de Sintra, Marco Almeida, assinou o processo para a elaboração do projeto de execução da Circular Poente ao Cacém, uma obra aguardada há muito tempo que representa um investimento inicial superior a três milhões de euros. Esta nova infraestrutura rodoviária tem como objetivo principal ligar a Autoestrada 16 (A16), a partir do nó de Mira Sintra, ao Itinerário Complementar 19 (IC19), no nó de Paiões, estendendo-se até ao campus da Universidade Católica e à Estrada Nacional 249-3 (Estrada de Paço de Arcos). Segundo o autarca, o projeto é um investimento na mobilidade sintrense que permitirá retirar a circulação automóvel dos centros das freguesias de Rio de Mouro, Cacém-São Marcos e Agualva-Mira Sintra.
A autarquia justifica a urgência da obra com a sobrecarga da rede viária existente, nomeadamente no IC19 e na EN249-3, prevendo que a nova circular reduza os tempos de percurso, aumente a segurança e facilite as deslocações de e para Lisboa, Amadora, Odivelas e Oeiras. O projeto, que já constava do Plano Diretor Municipal, está dividido em três troços e contempla a construção de estruturas complexas, incluindo dois viadutos sobre as linhas ferroviárias do Oeste e de Sintra, um túnel sob o nó de Paiões do IC19 e outro viaduto na zona de Vale Mourão. O processo para avançar com o projeto de execução inclui a necessidade de obter uma declaração de impacto ambiental favorável. A proposta foi concluída em janeiro deste ano, ainda durante o mandato do anterior presidente, Basílio Horta, e recebeu parecer favorável da Infraestruturas de Portugal.
Marco Almeida referiu que esta é a "primeira grande obra" do seu mandato e anunciou ainda a intenção de avançar com a Variante Circular Saloia, para melhorar a ligação a Mafra. Os prazos para a conclusão da Circular Poente ao Cacém dependerão do andamento dos concursos públicos para o projeto e para a empreitada.






