Autoridades sírias anunciam a detenção do líder do Estado Islâmico em Damasco



As autoridades sírias anunciaram na quarta-feira a detenção de Taha al Zubi, também conhecido como ‘Abu Omar Tabia’, o líder do grupo terrorista Estado Islâmico na província de Damasco. A captura ocorreu durante uma operação conjunta com a Coligação Internacional na localidade de Muadamiyat, resultando também na detenção de vários dos seus colaboradores e na apreensão de um cinto de explosivos e de uma arma militar. De acordo com Ahmed al Dalati, chefe das Forças de Segurança Interna na região, a operação foi o resultado de uma “vigilância meticulosa e um intenso acompanhamento de inteligência”. Em declarações à agência estatal SANA, Dalati classificou a detenção como “um duro golpe” para a organização extremista, que confirma o elevado nível de preparação das forças sírias para combater ameaças à segurança na província.
O general sírio emitiu uma mensagem clara, afirmando que “a justiça irá alcançá-los onde quer que estejam e não encontrarão refúgio na nossa terra”. Sublinhou ainda que “a segurança da Síria é uma linha vermelha” e que as autoridades continuarão a agir “com mão de ferro até à completa erradicação dos remanescentes do terrorismo”.
Esta operação acontece num contexto de ações contínuas contra o Estado Islâmico.
Na sexta-feira anterior, bombardeamentos da coligação liderada pelos Estados Unidos em Deir Ezzor, no leste da Síria, causaram a morte de pelo menos cinco pessoas. Estes ataques foram uma retaliação pela morte de três norte-americanos, dois soldados e um civil, numa ação de um alegado membro da organização terrorista em Palmira, a 13 de dezembro.




















