
Sismo na Costa Russa e Alerta de Tsunami



Um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter foi registado na sexta-feira, hora local, no Oceano Pacífico, perto da península russa de Kamchatka, conforme informado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O abalo ocorreu às 06h58 locais (19h58 de quinta-feira em Lisboa), a uma profundidade de apenas 10 quilómetros e com o epicentro localizado a 128 quilómetros a leste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky. Na sequência do terramoto, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico dos EUA emitiu um alerta para a possibilidade de ocorrência de "ondas perigosas" ao longo da costa próxima do epicentro. A agência Reuters também noticiou a emissão do alerta de tsunami para a região de Kamchatka. A península de Kamchatka é uma das zonas sísmicas mais ativas do planeta, pois situa-se no ponto de encontro entre as placas tectónicas do Pacífico e da América do Norte.
A região tem um historial recente de atividade sísmica significativa. No sábado anterior, um sismo de magnitude 7,4 já tinha atingido a mesma área, a uma profundidade de 39,5 quilómetros. Além disso, em julho, ocorreu na mesma região um dos maiores terramotos já registados, com uma magnitude de 8,8, que foi seguido por um tsunami que obrigou à evacuação de milhões de pessoas em zonas costeiras por todo o Pacífico, desde o Japão ao Equador.
Artigos
21




















Mundo
Ver mais
Mais de 80% dos desempregados em Angola têm entre 15 e 34 anos
Mais de 80% dos desempregados em Angola têm entre 15 e 34 anos, segundo o Inquérito ao Emprego em Angola 2024 divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que revela um mercado de trabalho dominado pela informalidade.

Guterres aponta "conflitos" no Sudão, Ucrânia e Gaza como fruto da impunidade
O secretário-geral da ONU, António Guterres, denunciou hoje que vários países atuam alheios às regras internacionais e avaliou que essa impunidade gerou alguns dos conflitos "mais atrozes" da atualidade, referindo diretamente o Sudão, Ucrânia e Gaza.

"Este aniversário da ONU deveria ter sido celebração. Não é ano comum"
A nova presidente da Assembleia-Geral da ONU lamentou hoje que o 80.º aniversário da organização esteja a ser manchado pelo atual "estado do nosso mundo", com vários conflitos e tragédias a afastar a possibilidade de celebração.

Von der Leyen denuncia "padrão de confrontação" no espaço aéreo da UE
A presidente da Comissão Europeia denunciou hoje o "padrão de confrontação" devido à invasão do espaço aéreo da União Europeia (UE), agora por 'drones' na Dinamarca, enquanto o líder do Conselho Europeu defendeu a proteção das infraestruturas críticas.