
Sismo com magnitude 3,0 sentido na ilha do Faial



Na madrugada de terça-feira, 26 de agosto, um sismo de magnitude 3,0 na escala de Richter foi registado na ilha do Faial, pertencente ao Grupo Central do arquipélago dos Açores. De acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o abalo ocorreu às 02h14 locais (mais uma hora em Portugal Continental) e o seu epicentro localizou-se a cerca de 24 quilómetros a oeste-sudoeste da freguesia de Capelo. O sismo foi sentido com uma intensidade máxima de III na Escala de Mercalli Modificada na freguesia das Angústias, no concelho da Horta.
Segundo a informação disponível, não foram reportados quaisquer danos materiais ou pessoais decorrentes do tremor de terra.
O CIVISA informou que continua a acompanhar a evolução da situação.
Segundo a classificação da escala de Richter, um sismo com magnitude entre 3,0 e 3,9 é considerado 'pequeno'. Já a intensidade III na escala de Mercalli Modificada é descrita como 'fraca', provocando uma vibração semelhante à da passagem de veículos pesados e fazendo baloiçar objetos pendentes.
O Grupo Central dos Açores é composto por cinco ilhas: Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira.
Artigos
9








Atualidade
Ver mais
Turistas enfrentam agitação marítima pela melhor foto na Boca do Inferno
Apesar do alerta para a agitação marítima, muitos são os que arriscam a vida e aproximam-se das ondas para tirar a melhor foto. Em Cascais, mais precisamente na Boca do Inferno, o fotógrafo Horácio Villalobos registou esses momentos.

Crianças tomam 'Banho Santo' em Braga para proteção do medo e das doenças
Centenas de pessoas participaram este ano mais uma vez num ritual anual que ocorre em São Bartolomeu do Mar, no concelho de Esposende, distrito de Braga. A tradição manda que as crianças com menos de 7 anos sejam mergulhadas no mar, mais do que uma vez, para ficarem protegidas.

Assalta estabelecimento em Braga e agride funcionárias para fugir
O homem, com 32 anos, já conhecido das autoridades, voltou aos assaltos na cidade de Braga e agrediu as funcionárias do estabelecimento que o tentaram intercetar. Foi detido pouco depois.

Passadiços na Praia de Faro destruídos pelas ondas. Veja
Durante a noite, a agitação marítima, já prevista pelos especialistas, deixou os passadiços na Praia de Faro destruídos.