
Sismo de 2,8 na escala de Richter sentido na ilha do Pico



Um sismo com magnitude 2,8 na escala de Richter foi registado hoje, pelas 13:09, na ilha do Pico, nos Açores. De acordo com a informação divulgada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o epicentro do abalo localizou-se a aproximadamente 10 quilómetros a norte de Santa Luzia. Apesar do registo do evento sísmico, o IPMA adiantou em comunicado que não recebeu, até ao momento, qualquer informação que confirme que o sismo tenha sido efetivamente sentido pela população local.
Face à ocorrência, a autoridade aconselha os cidadãos a seguirem as indicações e recomendações emitidas pelos serviços de proteção civil.
Segundo a classificação da escala de Richter, um sismo com a magnitude registada é considerado "muito pequeno" (entre 2,0 e 2,9).
A escala categoriza os sismos como micro (inferior a 2,0), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (superior a 10).
Os artigos mencionam também a escala de Mercalli Modificada, que mede os "graus de intensidade". Uma intensidade III (fraco) é sentida dentro de casa, com objetos pendentes a baloiçar e uma vibração semelhante à passagem de veículos pesados. Já uma intensidade IV (moderada) provoca o balanço de objetos suspensos e carros estacionados, tremor de janelas e loiças, e o ranger de paredes e estruturas de madeira.
Artigos
9








Atualidade
Ver mais
Criança de oito anos gravemente ferida
Uma criança sofreu ferimentos graves, depois de ser atropelada por um carro, em Anadia, adiantou o jornal Correio da Manhã. Há ainda registo de um homem com ferimentos ligeiros. Continuar para ler artigo. Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp. Publicidade e donativos Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online […] O conteúdo Criança de oito anos gravemente ferida aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Elevador da Glória: "Este tipo de cabine é autorizado por ser histórico, hoje não seria admissível"
O jornalista da CNN Portugal Carlos Enes avançou este domingo com dados exclusivos sobre o acidente com o elevador da Glória, que matou 16 pessoas.

Desigualdade de Acesso Digital na Educação: Por que Cursos Profissionais Ficam para Trás?
AF! A lógica que tem levado à diferença no acesso a manuais digitais, computadores e Internet entre os alunos do ensino regular e os dos cursos profissionais e de ensino e formação (CEF) prende-se essencialmente com os critérios políticos de implementação dos projetos-piloto digitais e com diferentes prioridades na alocação de recursos. No ensino regular […]

Criança de oito anos em estado grave após atropelamento em Anadia
Acidente ocorreu, pelas 19h57, na localidade de Pedralva, freguesia de São Lourenço do Bairro