Atividade Sísmica em Portugal: Abalo de 3.5 em Évora Marca a Manhã



Na manhã de segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, um sismo de magnitude 3,5 na escala de Richter abalou o concelho de Évora. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o abalo foi registado às 09h39 pelas estações da Rede Sísmica do Continente, com o epicentro localizado a cerca de 10 quilómetros a sul da cidade de Évora.
As autoridades confirmaram que o sismo não provocou quaisquer danos pessoais ou materiais na região.
O abalo foi sentido com uma intensidade máxima de IV na escala de Mercalli modificada. O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central informou ter recebido relatos de vários populares que sentiram o tremor, reportando a situação aos bombeiros e outros serviços.
No entanto, foi confirmado que não há registo de danos estruturais.
Uma intensidade IV na escala de Mercalli é descrita como uma vibração semelhante à passagem de veículos, capaz de fazer balançar carros estacionados e tremer janelas e portas.
No mesmo dia, foi também reportada atividade sísmica na ilha Terceira, nos Açores.
Um sismo de magnitude 1,5 na escala de Richter foi sentido perto da meia-noite de domingo (00h46 de segunda-feira em Lisboa). Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), este evento teve o seu epicentro a três quilómetros a este de Serreta e insere-se na crise sismovulcânica que afeta a ilha desde junho de 2022. O abalo foi sentido com intensidade máxima II/III na escala de Mercalli.
Diversos artigos aproveitaram para contextualizar as escalas de medição.
A escala de Richter classifica os sismos pela sua magnitude, sendo um sismo de 3,5 considerado 'pequeno'. Por sua vez, a escala de Mercalli Modificada mede os graus de intensidade e os seus efeitos observados, ajudando a perceber o impacto real do abalo na superfície.












