Atividade Sísmica Abala Portugal Continental e Açores



Um sismo de magnitude 4.1 na escala de Richter foi registado às 00:38 de sábado, com epicentro localizado a cerca de quatro quilómetros a oeste-sudoeste de Celorico da Beira, no distrito da Guarda.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o abalo, classificado como "ligeiro", ocorreu a uma profundidade entre 22 e 23 quilómetros.
De acordo com a informação disponível, não foram reportados danos pessoais ou materiais. O sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V na escala de Mercalli Modificada no concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco. Foi igualmente sentido com menor intensidade em vários outros concelhos dos distritos da Guarda, Aveiro (Aveiro, Santa Maria da Feira, Mealhada, Ovar, Vale de Cambra), Castelo Branco (Sertã), Vila Real (Alijó) e Viseu (Cinfães, Nelas, Viseu). Há também relatos de que o abalo foi sentido em Espanha.
A intensidade IV é descrita como "moderada", com vibração semelhante à passagem de veículos pesados, enquanto a intensidade V é considerada "forte", podendo acordar pessoas e derrubar pequenos objetos.
No dia anterior, um sismo de magnitude 2.2 na escala de Richter foi sentido na ilha Terceira, nos Açores. O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informou que o abalo ocorreu às 21:00 locais (22:00 em Lisboa), com epicentro a cerca de quatro quilómetros a sul de Ribeirinha. Este evento insere-se na crise sismovulcânica que afeta a ilha desde junho de 2022.
A intensidade máxima sentida foi de III/IV (fraca a moderada) nas freguesias de Ribeirinha e Feteira, e de intensidade III (fraca) em Porto Judeu e Nossa Senhora da Conceição.













