
Sismo na Ilha Terceira



Um sismo foi sentido na ilha Terceira, nos Açores, às 17:18 locais (18:18 em Lisboa), com diferentes medições por parte das autoridades competentes.
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou um abalo de magnitude 2,5 na escala de Richter, com epicentro localizado a cerca de cinco quilómetros a nordeste de Santa Bárbara. Por sua vez, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atribuiu ao mesmo sismo uma magnitude de 2,1, com epicentro a quatro quilómetros da mesma localidade. De acordo com o CIVISA, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Santa Bárbara, Cinco Ribeiras, Doze Ribeiras, Serreta (concelho de Angra do Heroísmo) e Biscoitos (concelho da Praia da Vitória).
A mesma entidade indicou que o abalo foi também sentido com intensidade III em Terra Chã e São Bartolomeu. Já o IPMA reportou uma intensidade máxima de II/III nas freguesias de Cinco Ribeiras e Santa Bárbara, e com menor intensidade em Quatro Ribeiras.
Segundo o IPMA, não foram causados danos pessoais ou materiais.
O CIVISA esclareceu que este evento se insere na crise sismovulcânica que está em curso na ilha Terceira desde junho de 2022. A escala de Mercalli Modificada classifica a intensidade IV como "moderada", em que se sentem vibrações semelhantes à passagem de veículos pesados e os objetos suspensos baloiçam.
A intensidade III é considerada "fraca", enquanto a II é "muito fraca", sendo sentida apenas por pessoas em repouso em andares elevados.
Artigos
9








Mundo
Ver mais
Flotilha rejeita transferir ajuda, Israel "tomará medidas" para detê-la
A Flotilha Global Sumud, que se dirige para a Faixa de Gaza, rejeitou hoje a proposta de transferir a ajuda humanitária atracando num porto israelita, e Israel assegurou que "tomará as medidas necessárias" para detê-la.

Tiroteio deixa 5 menores feridos no Texas. Atirador poderá ser menor
Um grupo de cinco adolescentes, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, foi hospitalizado depois uma discussão ter 'subido de tom'. Houve depois disparos, não havendo ainda certezas acerca da identidade do atirador.

Baerbock destaca ausência de mulheres na liderança da ONU
As Nações Unidas, em 80 anos de existência, ainda não conseguiram encontrar uma mulher para assumir o cargo de secretária-geral, apesar das "quatro mil milhões de candidatas", lembrou a nova presidente da Assembleia-Geral da organização, Annalena Baerbock.

Peritos da ONU pedem à FIFA e UEFA suspensão da seleção de Israel
Oito peritos da ONU, incluindo a relatora para a Palestina, Francesca Albanese, exortaram hoje a FIFA e a UEFA a suspender a seleção de futebol de Israel das competições internacionais "como resposta ao genocídio em curso no território palestiniano ocupado".