menulogo
Notícias Agora
user
Close

Sismo na Ilha Terceira

Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter abalou a ilha Terceira este sábado, inserido na crise sismovulcânica que afeta a região desde junho de 2022, tendo sido sentido com intensidade em diversas freguesias.
News ImageNews ImageNews Image

Um sismo com magnitude 3,1 na escala de Richter foi sentido no sábado, dia 20, na ilha Terceira, nos Açores. Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o abalo foi registado às 18h27 locais (19h27 em Lisboa) e insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022. O epicentro foi localizado a cerca de quatro quilómetros a norte-nordeste de Santa Bárbara, no concelho de Angra do Heroísmo. De acordo com a informação disponível, o sismo foi sentido com intensidade máxima V na escala de Mercalli Modificada em várias freguesias.

No concelho de Angra do Heroísmo, as localidades afetadas foram Santa Bárbara, Doze Ribeiras, Cinco Ribeiras, São Bartolomeu, Terra Chã, São Mateus, São Pedro, Posto Santo, Santa Luzia e Nossa Senhora da Conceição.

No concelho da Praia da Vitória, a mesma intensidade foi sentida em Biscoitos. Uma intensidade V é considerada "forte", sendo sentida no exterior, podendo acordar pessoas e deslocar ou derrubar pequenos objetos instáveis.

O abalo foi também sentido com intensidade IV ("moderada") noutras freguesias.

Em Angra do Heroísmo, registou-se em Serreta, São Bento, Ribeirinha e Feteira.

No concelho da Praia da Vitória, foi sentido em Quatro Ribeiras, Altares e Agualva.

A intensidade IV é descrita como uma vibração semelhante à passagem de veículos pesados, fazendo com que objetos suspensos balancem e janelas ou loiças tremam. De acordo com a escala de Richter, um sismo de magnitude entre 3,0 e 3,9 é classificado como "pequeno".

Artigos

5

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa