menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Sismo na Terceira: Atividade sísmica continua a marcar a crise sismovulcânica nos Açores

Um sismo de magnitude 3,3 na escala de Richter foi sentido na ilha Terceira, nos Açores, durante a madrugada, inserindo-se na crise sismovulcânica que afeta a região desde junho de 2022.
News ImageNews ImageNews Image

Um sismo de magnitude 3,3 na escala de Richter foi sentido na madrugada de hoje na ilha Terceira, Açores, sem registo de danos pessoais ou materiais.

O abalo, registado às 02:06 (03:06 em Lisboa) pelas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, teve o seu epicentro localizado a aproximadamente quatro quilómetros a sul de Raminho, conforme informado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponível, o sismo foi sentido com uma intensidade máxima de IV/V na escala de Mercalli modificada, especificamente na freguesia de Altares. Uma intensidade de nível IV é considerada "moderada", causando o baloiçar de objetos suspensos, vibrações semelhantes à passagem de veículos pesados e o tilintar de vidros e loiças. Já a intensidade V, classificada como "forte", é sentida no exterior, pode acordar pessoas e levar ao deslocamento ou queda de pequenos objetos instáveis.

Este evento sísmico não é um caso isolado.

Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o abalo "insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022", o que demonstra a contínua atividade geológica na região.

Os artigos também fornecem um enquadramento sobre as escalas utilizadas para medir os terramotos. A escala de Richter classifica os sismos pela sua magnitude, sendo um evento de 3,3 considerado "pequeno" (entre 3,0 e 3,9). Por outro lado, a escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade", descrevendo os efeitos do sismo na superfície, nas pessoas e nas estruturas.

Artigos

18

Atualidade

Ver mais
News Image
Mealhada: Dois detidos por roubo, sequestro e tráfico de droga

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, em cumprimento de mandados de busca e detenção emitidos pelo DIAP de Aveiro, deteve um dos autores dos crimes de roubo e sequestro que tiveram lugar na noite do passado dia 09 de setembro, no concelho da Mealhada. Os factos ocorreram na via pública, tendo a vítima sido forçada a entrar numa viatura e, sob ameaça de arma de fogo, forçada a permitir o acesso à sua conta bancária, sendo ainda desapossada de um telemóvel topo de gama. Os crimes foram cometidos na sequência de desentendimentos que poderão ter […] O conteúdo Mealhada: Dois detidos por roubo, sequestro e tráfico de droga aparece primeiro em Notícias do Centro.

Source LogoNotícias do Centro
categoryVer categoria completa
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones