Sismo de magnitude 4,4 atinge a ilha Terceira nos Açores



Um sismo classificado como ligeiro, com magnitude 4,4 na escala de Richter, foi sentido na ilha Terceira, nos Açores, às 20h42 locais de quarta-feira (21h42 em Lisboa). De acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o epicentro localizou-se a aproximadamente 39 quilómetros a sudeste de São Sebastião.
Ambas as entidades confirmaram que, até ao momento, não foram reportados quaisquer danos pessoais ou materiais.
O abalo foi sentido em várias localidades da ilha com diferentes intensidades. Segundo o CIVISA, a intensidade máxima foi de IV/V na Escala de Mercalli Modificada na parte este da ilha, enquanto na parte oeste a intensidade foi de IV. O IPMA detalhou que a intensidade máxima IV foi sentida nas freguesias de Fonte do Bastardo, São Sebastião e Porto Judeu, e com menor intensidade em Feteira, Porto Martins, Santa Luzia, São Bento e Terra Chã. De acordo com a escala de Mercalli, uma intensidade IV (moderada) é caracterizada por vibrações semelhantes à passagem de veículos pesados, com objetos suspensos a baloiçar e loiças a tilintar.
Já uma intensidade V (forte) é sentida no exterior, pode acordar pessoas e deslocar ou derrubar pequenos objetos em equilíbrio instável.
Este evento na Terceira insere-se num contexto de alguma atividade sísmica em Portugal. Na madrugada de quarta-feira, a região de Évora registou três sismos de muito baixa magnitude (0,2, 0,5 e 0,8), que não foram sentidos pela população.
No mesmo dia, ao largo das ilhas Desertas, no arquipélago da Madeira, foi registado um sismo de magnitude 1,8.












