
Sissoco Embaló candidato independente às presidenciais



Na Guiné-Bissau, o Presidente cessante, Sissoco Embaló, anunciou a sua candidatura como independente às próximas eleições presidenciais.
A comunicação foi feita durante a cerimónia de posse do novo primeiro-ministro, o empresário e político Braima Camará, de 57 anos, que Embaló afirmou ter nomeado com base na "confiança pessoal" que nele deposita.
Em Portugal, o panorama para as presidenciais também está em movimento.
No campo do centro-direita, o nome do autarca Rui Moreira surge como uma potencial ameaça "presidencial". Contudo, Moreira reserva uma decisão final sobre uma eventual candidatura para o mês de setembro.
A possibilidade da sua avançada é analisada pelos restantes candidatos do mesmo espectro político.
No universo socialista, António Vitorino, que chegou a ser o nome preferido pela liderança de Pedro Nuno Santos para uma candidatura à Presidência da República, acabou por recusar essa possibilidade. Recentemente, Vitorino manifestou um apoio claro à coligação de esquerda em Lisboa ao tornar-se mandatário da candidatura de Alexandra Leitão à câmara da capital. Leitão era anteriormente a número dois de Pedro Nuno Santos.
Entretanto, outro candidato presidencial, identificado como Seguro, pronunciou-se sobre a revisão laboral proposta pelo Governo.
Seguro considerou que os exemplos dados pelo executivo não contribuem para um "debate sereno" e sublinhou a importância de o processo seguir "os procedimentos democráticos, de acordo com as regras e valores constitucionais".
Artigos
5




Política
Ver mais
Decisão do Tribunal Constitucional é vitória dos valores da Constituição
O secretário-geral do PS considerou hoje que a inconstitucionalidade de cinco normas do decreto do Parlamento sobre a entrada, permanência e saída de estrangeiros de Portugal, anunciada pelo Tribunal Constitucional, é uma vitória dos valores previstos na Constituição.

Autárquicas. Pedro Duarte quer o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista, não quis, falar mais sobre a distribuição de pelouros pelos seus candidatos ao executivo, por considerar "prematuro" e por não saber ainda "quantos vereadores" vão ser eleitos.

Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo
Perigo nos campos do Ribatejo: planta invasora de rápido crescimento ameaça colheitas e resiste a herbicidas. IP Beja apela à vigilância. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo

"Arrogância" e "desumanidade" do Governo esbarrou nos "valores constitucionais": José Luís Carneiro
O secretário-geral do PS afirma que os socialistas alertaram para os "maus resultados" do caminho que o Governo estava a seguir em matéria de imigração ao aliar-se ao Chega e classifica como "embaraçosa" para o Governo a decisão do Tribunal Constitucional sobre a lei de estrangeiros