
Falha no Sistema Informático do SNS



O sistema informático interno do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ficou inoperacional em diversas unidades de saúde em Portugal desde a madrugada de quinta-feira, 18 de setembro de 2025. A falha, que afetou hospitais e centros de saúde, incluindo unidades em Famalicão, impediu os profissionais de saúde de acederem aos processos clínicos dos doentes, impossibilitando a execução de exames e a prescrição de medicamentos. Como consequência direta desta paralisação, consultas e cirurgias agendadas ficaram em risco de não se realizarem, enquanto os profissionais aguardavam por diretivas sobre os próximos passos a seguir.
A origem do problema não foi identificada nos artigos.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM), através da sua presidente, Joana Bordalo e Sá, confirmou a situação e criticou o que considera ser a "fragilidade tecnológica" do SNS.
A sindicalista atribuiu a responsabilidade à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, apontando um "desinvestimento sério em sistemas digitais".
Segundo Bordalo e Sá, esta vulnerabilidade coloca em risco não só o trabalho dos profissionais de saúde, mas, acima de tudo, a segurança dos doentes, uma vez que a falta de acesso à informação clínica pode comprometer a qualidade da assistência. Perante a inoperacionalidade do sistema, a FNAM aconselhou os médicos a entregarem e registarem uma "escusa de responsabilidade", argumentando que não podem ser responsabilizados por falhas que resultam de "inoperância governativa". Joana Bordalo e Sá considerou "inaceitável" que, em 2025, o SNS dependa de sistemas tão frágeis.
No momento da publicação das notícias, nem os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) nem o Governo tinham reagido à situação.
Artigos
57
























































Atualidade
Ver mais
Postal enviado em 1953 é devolvido ao autor 72 anos depois
A paragem no edifício da ONU serviu para o autor escrever aos pais que já tinha chegado a Nova Iorque

A25 reaberta ao trânsito em Celorico da Beira após capotamento de ligeiro
A A25 já reabriu ao trânsito, no sentido Celorico da Beira-Guarda, depois de ter sido encerrada, esta tarde, na sequência do capotamento de um ligeiro de passageiros de que resultou um ferido grave.

Novo projeto da Sanfil Medicina irá colocar Coimbra “no centro da inovação em saúde”
Projeto já está a ser construído no Coimbra iParque. A cerimónia de apresentação da construção de um novo hospital da...

O acaso que terá resolvido caso de homicídio com 30 anos
Pascal Lafolie, à esquerda, é suspeito de ter assassinado Nadège Desnoix, à direita, em 1994, quando a jovem tinha 17 anos.