menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Ministro das Finanças compara sistema do Orçamento do Estado a um Excel dos Flintstones

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, classificou o sistema tecnológico que gere o Orçamento do Estado como um “Excel dos Flintstones”, sublinhando a sua natureza obsoleta e anunciando uma transformação tecnológica na administração central.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Durante um almoço-debate promovido pelo International Club of Portugal, em Lisboa, o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, destacou a urgência de uma modernização tecnológica na administração pública.

Questionado sobre o impacto da tecnologia nos serviços do Estado, o governante revelou que o Governo está a avançar com uma “transformação do lado da despesa” no Ministério das Finanças, criticando duramente os sistemas atuais. Sarmento afirmou que a gestão da despesa da administração central, que abrange cerca de 800 entidades e 700 mil pessoas, assenta em soluções tecnológicas que datam do final da década de 1990. Para ilustrar a obsolescência do sistema que gere o Orçamento do Estado, o ministro recorreu a uma metáfora, descrevendo-o como um “Excel dos Flintstones”, numa alusão à Idade da Pedra.

O ministro salientou que a transformação em curso visa alcançar, dentro de alguns anos, níveis de eficiência e tecnologia semelhantes aos que já existem na Autoridade Tributária.

Segundo Miranda Sarmento, esta modernização permitirá a implementação de “melhores processos e decisões” na gestão dos recursos públicos.

No mesmo evento, e em resposta a uma questão do ex-ministro Mira Amaral sobre a derrama estadual, o governante mencionou que a planeada redução da taxa de IRC de 21% para 17% até 2028 contribuirá para mitigar o problema, fazendo com que a taxa paga pelas grandes empresas desça para 27%.

Artigos

6
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones