
Erro de Diagnóstico no Hospital de Vila Franca de Xira



Um paciente que se dirigiu às urgências do Hospital de Vila Franca de Xira, no sábado à tarde, acusa o médico de serviço de ter errado no diagnóstico por estar a ver um jogo de futebol no telemóvel.
O caso, denunciado por Paulo Sargento, neuropsicólogo e familiar do doente, envolve um clínico que estaria a acompanhar a partida da Premier League entre o Manchester United e o Chelsea enquanto observava o paciente.
O utente apresentava uma dor aguda no ombro direito, tinha um historial clínico de um acidente vascular cerebral (AVC) há duas semanas e sete cirurgias ao ombro esquerdo devido a artrite.
Após a triagem, foi-lhe atribuída a pulseira amarela.
Segundo a denúncia, o médico solicitou uma radiografia, que não revelou qualquer anomalia, e prescreveu analgésicos, dando alta ao paciente pouco depois, sem o encaminhar para a especialidade de ortopedia.
A falta de um diagnóstico correto obrigou o doente a procurar o setor privado para obter uma resposta adequada.
Com a intensificação da dor horas mais tarde, o paciente recorreu ao Hospital da Luz, em Lisboa.
Nessa unidade privada, foi observado por um ortopedista que o diagnosticou com síndrome de capsulite adesiva, comummente conhecida como “ombro congelado”.
Paulo Sargento lamentou que a resposta médica adequada só tenha sido possível mediante um custo de 790 euros.
Em resposta às acusações, a Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, responsável pelo hospital, defendeu que o atendimento seguiu “as melhores normas clínicas” para o quadro apresentado em contexto de urgência.
A instituição esclareceu que o procedimento adotado visou excluir situações de intervenção imediata e que os doentes são aconselhados a procurar um especialista, uma vez que o diagnóstico definitivo de patologias como a referida é da competência da ortopedia e exige exames complementares.
Artigos
6





Atualidade
Ver mais
A25 reaberta ao trânsito em Celorico da Beira após capotamento de ligeiro
A A25 já reabriu ao trânsito, no sentido Celorico da Beira-Guarda, depois de ter sido encerrada, esta tarde, na sequência do capotamento de um ligeiro de passageiros de que resultou um ferido grave.

"O que estava combinado era a morte. Não a morte por crueldade, mas a morte por medo": 24 anos após a "Chacina dos Portugueses", o mentor do crime falou em exclusivo à CNN Portugal
Luís Miguel Militão, o "Monstro de Fortaleza", diz que os seis empresários portugueses foram mortos "por medo"

Adeus cartões no ‘bolso’: Governo prepara medida que vem revolucionar os transportes públicos em Portugal
Para quem viaja de transportes públicos em Portugal, o Governo prepara uma medida que vem simplificar bastante as viagens entre cidades

Alegada descoberta dos EUA de causa do autismo tem fundamentação científica?
Veja aqui o “Raio X” completo com o médico e comentador da SIC, Francisco Goiana da Silva. Em análise a transferência de médicos obstetras do Hospital do Barreiro para o de Almada, as falhas informáticas do SNS e a alegada descoberta dos Estados Unidos sobre causa do autismo.