
Novo balanço. Sismo no Afeganistão provocou pelo menos 1.124 mortos



Um forte sismo atingiu o Afeganistão, resultando num número crescente de vítimas que, segundo o balanço mais recente fornecido pelo Vermelho Crescente, ascendia a pelo menos 1.124 mortos e 3.251 feridos.
As autoridades locais admitem que estes números possam aumentar significativamente, à medida que as operações de busca e resgate prosseguem. As notícias sobre a tragédia revelaram uma rápida escalada no número de vítimas.
Inicialmente, foi reportado um balanço provisório superior a 800 mortos, considerado já um dos sismos mais mortíferos da história recente do país.
Poucas horas depois, diversas fontes atualizaram o número de mortos para 900, antes de este ultrapassar a marca dos 1.100, evidenciando a gravidade da catástrofe.
O sismo causou a destruição de aldeias inteiras, deixando inúmeras pessoas presas sob os escombros durante várias horas.
As equipas de resgate continuam no terreno a realizar buscas intensivas na esperança de encontrar sobreviventes entre os destroços dos edifícios colapsados.
A resposta à emergência está em curso, com as vítimas a serem continuamente retiradas dos locais mais atingidos.
A dimensão total do desastre ainda está a ser apurada, mas a informação disponível confirma um cenário de grande devastação humana e material na região afetada.
Artigos
9








Mundo
Ver mais
Havai declara estado de emergência com avanço de furacão Kiko
As autoridades do Estado do Havai, nos Estados Unidos, declararam hoje o estado de emergência à medida que o furacão 'Kiko' avança, aproximando-se do norte do arquipélago com fortes rajadas de vento.

Governador de São Paulo "poderá ficar com o espólio bolsonarista" e ser "o candidato de oposição a Lula nas presidenciais" de 2026
Numa altura em que vários apoiantes tentam alcançar uma amnistia para o ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, Felipe Moura Brasil, analista político, acredita que Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo, “poderá ficar com o espólio bolsonarista” e ser “o candidato de oposição a Lula nas presidenciais”.

Trump vai ao US Open como convidado da Rolex (apesar das tarifas à Suíça)
O presidente dos Estados Unidos impôs taxas de 39% aos produtos do país de origem da fabricante de relógios de luxo. Ainda assim, a Rolex convidou-o para marcar presença no torneio.

Autoridades do Havai declaram estado de emergência com avanço de furacão Kiko
Embora se preveja que o fenómeno meteorológico passe e continue a enfraquecer durante os próximos dois dias, poderá afetar as zonas costeiras com precipitações fundamentalmente isoladas.