Investimento, Liderança e Sustentabilidade: Os Motores do Crescimento Empresarial em Portugal



O concelho de Santarém prepara-se para acolher um investimento privado superior a noventa milhões de euros, proveniente da empresa BB&G, detida pela Prismore Capital. Este valor destina-se à instalação de uma unidade industrial dedicada à valorização de pneus em fim de vida, que utilizará tecnologia para converter estes resíduos em produtos renováveis.
O presidente da Câmara Municipal, João Teixeira Leite, sublinhou a importância estratégica do projeto para a economia circular do país, afirmando que este investimento posiciona Santarém “na vanguarda da economia circular em Portugal”.
A primeira linha de produção deverá arrancar no início de 2028, com uma capacidade anual de valorização de dez mil toneladas de pneus, podendo atingir as trinta mil toneladas quando estiver em plena operação. No setor das soluções habitacionais, a empresa MOME anunciou o reforço da sua equipa com a contratação de Nuno Correia para o cargo de Chief Operating Officer (COO). Com quase 30 anos de experiência em Gestão de Projeto e Construção, Nuno Correia será responsável pela gestão estratégica e operacional da empresa, incluindo a supervisão das operações diárias, a gestão de recursos humanos e financeiros e a otimização de processos. As suas funções incluem ainda a identificação de oportunidades de inovação, transformação digital e sustentabilidade. Esta contratação insere-se na estratégia de crescimento da MOME, que conta atualmente com uma equipa de nove pessoas. No campo da liderança executiva, Sofia Tenreiro, presidente da Siemens Portugal, define-se como uma “líder adaptativa”.
Com mais de 25 anos de carreira em setores que vão do grande consumo às tecnologias, a sua experiência ensinou-lhe que “não se gere da mesma maneira em empresas e com equipas diferentes”.
Esta perspetiva sobre a gestão foi partilhada no podcast “O CEO é o limite”, onde foi a convidada.












