menulogo
Notícias Agora
user
Close

Sonae Arauco investe 8 milhões de euros em reciclagem pioneira em Mangualde

A Sonae Arauco investiu oito milhões de euros numa linha de reciclagem pioneira na sua fábrica de Mangualde, que permite transformar painéis de fibra MDF em fim de vida em nova matéria-prima à escala industrial.
News ImageNews ImageNews Image

A empresa de soluções de madeira Sonae Arauco anunciou o arranque de uma nova linha de reciclagem de painéis de fibra na sua fábrica em Mangualde, Viseu, um projeto que representou um investimento de oito milhões de euros. Considerado um marco pioneiro para o setor, este equipamento é o primeiro a permitir a reciclagem de painéis de fibra de média densidade (MDF) em fim de vida para a produção de novos painéis MDF/HDF à escala industrial. A operação da nova linha teve início de forma gradual em julho. O objetivo da empresa é que, em pleno funcionamento, a linha permita a integração de até 20% de fibras recicladas de MDF nos novos painéis produzidos.

O presidente executivo (CEO) da Sonae Arauco, Rui Correia, classificou os primeiros resultados como "promissores" e mostrou-se confiante em atingir a meta estabelecida.

O investimento é considerado estratégico não só para a empresa, mas para toda a indústria de painéis derivados de madeira, demonstrando o compromisso com a economia circular e o uso da madeira em cascata. Esta iniciativa em Mangualde insere-se num plano de investimentos mais vasto da Sonae Arauco na área da reciclagem. Este plano inclui também a expansão dos centros de recolha e reciclagem de madeira e a aquisição de novos equipamentos para a unidade industrial de Oliveira do Hospital. O objetivo global é aumentar a disponibilidade de matéria-prima reciclada e otimizar a sua triagem e valorização.

A empresa está também a desenvolver parcerias com clientes e parceiros para melhorar a recolha de resíduos de MDF. O projeto está integrado na agenda mobilizadora TransForm do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Sonae Arauco, uma 'joint venture' entre a Sonae Indústria e a chilena Arauco, emprega cerca de 2.600 colaboradores em nove países e comercializa os seus produtos em 70 mercados. Em 2024, a empresa valorizou 809 mil toneladas de madeira reciclada, atingindo uma taxa de incorporação de 33% no seu portefólio. Nas gamas de aglomerado de partículas, a integração de madeira reciclada já ultrapassa os 70%.

Artigos

10

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa