
Sonae Arauco investe 8 milhões de euros em reciclagem pioneira em Mangualde



A empresa de soluções de madeira Sonae Arauco anunciou o arranque de uma nova linha de reciclagem de painéis de fibra na sua fábrica em Mangualde, Viseu, um projeto que representou um investimento de oito milhões de euros. Considerado um marco pioneiro para o setor, este equipamento é o primeiro a permitir a reciclagem de painéis de fibra de média densidade (MDF) em fim de vida para a produção de novos painéis MDF/HDF à escala industrial. A operação da nova linha teve início de forma gradual em julho. O objetivo da empresa é que, em pleno funcionamento, a linha permita a integração de até 20% de fibras recicladas de MDF nos novos painéis produzidos.
O presidente executivo (CEO) da Sonae Arauco, Rui Correia, classificou os primeiros resultados como "promissores" e mostrou-se confiante em atingir a meta estabelecida.
O investimento é considerado estratégico não só para a empresa, mas para toda a indústria de painéis derivados de madeira, demonstrando o compromisso com a economia circular e o uso da madeira em cascata. Esta iniciativa em Mangualde insere-se num plano de investimentos mais vasto da Sonae Arauco na área da reciclagem. Este plano inclui também a expansão dos centros de recolha e reciclagem de madeira e a aquisição de novos equipamentos para a unidade industrial de Oliveira do Hospital. O objetivo global é aumentar a disponibilidade de matéria-prima reciclada e otimizar a sua triagem e valorização.
A empresa está também a desenvolver parcerias com clientes e parceiros para melhorar a recolha de resíduos de MDF. O projeto está integrado na agenda mobilizadora TransForm do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Sonae Arauco, uma 'joint venture' entre a Sonae Indústria e a chilena Arauco, emprega cerca de 2.600 colaboradores em nove países e comercializa os seus produtos em 70 mercados. Em 2024, a empresa valorizou 809 mil toneladas de madeira reciclada, atingindo uma taxa de incorporação de 33% no seu portefólio. Nas gamas de aglomerado de partículas, a integração de madeira reciclada já ultrapassa os 70%.
Artigos
10









Economia
Ver mais
Moçambique arrecadou quase 200 milhões com venda de gás desde 2022
Moçambique já arrecadou 235 milhões de dólares (199,2 milhões de euros) em receitas com 137 carregamentos de gás para o estrangeiro desde 2022, anunciou o Governo, destacando o papel do país no fornecimento de energia limpa.

Apoios às famílias e empresas após incêndios: Seg. Social diz como pedir
Por causa dos incêndios rurais ocorridos em Portugal, entre 26 de julho e 27 de agosto de 2025, foi acionado um conjunto de medidas excecionais de apoio e mitigação do impacto, para beneficiar as famílias e empresas afetadas. Segurança Social explica como funcionam e como pedir.

Governo quer promover atividade física em contexto laboral. O que vem aí?
O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto diz que o lançamento da medida Atividade Física em Contexto Laboral é "parte do compromisso do Governo na promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho".

Há novos preços dos combustíveis esta semana: Veja o que aconteceu
A gasolina simples 95 passou de 1,700 euros por litro para 1,716 euros por litro entre sexta-feira e domingo, o que significa mais 1,6 cêntimos. Já o gasóleo simples aumentou de 1,555 euros por litro para 1,568 euros por litro no mesmo período, mais 1,3 cêntimos.