Empresas portuguesas Sonae MC NOS e Altri são distinguidas como líderes mundiais no combate às alterações climáticas



A Sonae, a MC, a NOS e a Altri foram distinguidas pela sua liderança no combate às alterações climáticas, integrando a "A List" de 2025 da organização não-governamental Carbon Disclosure Project (CDP).
Esta lista exclusiva reúne as empresas com melhor desempenho e transparência a nível mundial nesta matéria.
O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que detém a maior base de dados ambientais auto-reportada do mundo, sendo uma referência para investidores. Em 2025, mais de 22.000 empresas partilharam os seus dados, mas apenas uma pequena percentagem atingiu a classificação máxima.
No ranking de 2025, a Sonae, a MC e a NOS (parte do Grupo Sonae) receberam a classificação "A" no âmbito das alterações climáticas. Nas dimensões de Floresta e Água, a Sonae e a MC obtiveram a classificação "A-".
A Altri também alcançou a nota "A", posicionando-se acima da média do seu setor a nível internacional.
A Sonae participa no CDP desde 2012, enquanto a MC iniciou a sua participação em 2024, refletindo um compromisso contínuo com a sustentabilidade.
Este reconhecimento reflete os compromissos e as ações concretas destas empresas.
A Sonae, por exemplo, assumiu o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2040 e implementa medidas de eficiência energética, descarbonização da frota e economia circular. No final de 2024, o grupo já garantia que 61% do seu consumo de eletricidade provinha de fontes renováveis. Várias empresas do grupo, como a MC, a Sierra e a Worten, tiveram as suas metas de redução de emissões aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi), com objetivos específicos de redução de emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE) até 2030 e 2032. A classificação do CDP é um guia fundamental para a tomada de decisões de investimento. Em 2025, 640 investidores, que gerem ativos no valor de 127 biliões de dólares, solicitaram dados ao CDP para avaliar os riscos e oportunidades ambientais das empresas. Sherry Madera, CEO do CDP, salientou que as empresas da "A List" demonstram que "a ambição ambiental e a força comercial andam de mãos dadas", utilizando dados de alta qualidade para tomar decisões que garantem a competitividade a longo prazo e atraem capital.














