
Sovena reforça aposta na descarbonização com novas instalações fotovoltaicas



O Grupo Sovena avança na sua estratégia de descarbonização com a instalação de novas centrais fotovoltaicas nas suas unidades de Andújar, Almada e Centazzi. A instalação em Andújar conta com mais de 2.000 painéis e permitirá uma produção anual de 2 GWh, enquanto em Centazzi a produção satisfará cerca de 35% das necessidades da unidade. Atualmente, o grupo tem uma capacidade instalada de quase 10 Megawatts em 11 explorações agrícolas e 6 unidades industriais em Portugal e Espanha.
Globalmente, 98% da eletricidade consumida pela Sovena provém de fontes renováveis, percentagem que atinge os 100% na Península Ibérica e nos EUA.
A empresa também opera caldeiras de biomassa alimentadas por subprodutos próprios, como caroço de azeitona, e submeteu o seu compromisso de descarbonização à iniciativa Science Based Targets (SBTi). Por sua vez, a EDP Renováveis (EDPR) concluiu a venda de uma participação de 49% num portefólio na Califórnia, EUA, a um grupo global não identificado do setor da energia. O portefólio, com um valor total de 600 milhões de dólares (cerca de 511 milhões de euros), é composto por dois projetos solares de 300 MWac em funcionamento e um projeto de armazenamento de energia por baterias (BESS) de 92 MW que está em construção. Os projetos solares entraram em operação no quarto trimestre de 2024, e o sistema de armazenamento deverá ser comissionado no quarto trimestre de 2025. O acordo, que tinha sido anunciado ao mercado a 2 de janeiro, foi comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
No dia do anúncio, as ações da EDPR fecharam a perder 2,17%, para 9,90 euros.
Artigos
7






Economia
Ver mais
ASF sublinha importância de preparar setor segurador para catástrofes
A presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Margarida Corrêa de Aguiar, alertou hoje para a necessidade de preparar o setor segurador para riscos climáticos e naturais, como incêndios, inundações e sismos.

Saldo da conta corrente angolana contraiu 45,4% no segundo trimestre
O saldo da conta corrente de Angola registou um superavit de 294 milhões de dólares (250 milhões de euros) no segundo trimestre de 2025, uma contração de 45,4% face ao trimestre anterior, anunciou hoje o banco central angolano.

Direito ao esquecimento? ASF defende revisão periódica da regulamentação
A presidente da ASF, Margarida Corrêa de Aguiar, sublinhou a importância do direito ao esquecimento no setor segurador e defendeu a revisão periódica da norma para manter a regulamentação atualizada.

Larry Ellison, da Oracle, ultrapassa Musk e é o homem mais rico do mundo
A fortuna de Larry Ellison, de 81 anos, aumentou 101 mil milhões de dólares (86 mil milhões de euros) após os resultados trimestrais da Oracle, uma das maiores empresas de software do mundo.