menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Space Festival: Música Experimental e Improvisada num Roteiro pelo Alto Minho

O Space Festival regressa para a sua 10.ª edição com um formato itinerante, levando propostas de música experimental e improvisada a vários concelhos do Alto Minho, com um foco especial na programação de Paredes de Coura.
News ImageNews ImageNews Image

O Space Festival, que celebra a sua 10.ª edição, assume desde 2022 um caráter itinerante com o objetivo de levar a música experimental e improvisada a concelhos onde esta oferta cultural é menos comum.

Segundo Sofia Pancada, da organização, a iniciativa procura apresentar propostas distintas em cada localidade, equilibrando artistas consagrados e emergentes, e trabalhando com uma grande variedade de instrumentos, dos clássicos aos menos convencionais.

O festival aposta numa programação que não é intensa, incentivando o público a desfrutar da gastronomia e do alojamento local para promover um turismo respeitador.

Paredes de Coura será um dos palcos principais nos dias 12 e 13 de novembro, com eventos a decorrer na Capela do Espírito Santo, no Centro Cultural e no Quartel das Artes. A programação inclui os Stones and Seeds, um projeto que une nomes do jazz nacional e internacional, o duo de música improvisada URTIQA e o coletivo de “punk erudito” Novelo Vago.

Além destes, a Capela do Espírito Santo acolherá um concerto que junta a artista alemã Almut Kühne com os portugueses João Pedro Brandão e Marcos Cavaleiro.

Um dos destaques em Paredes de Coura é a antestreia do documentário “Space Festival – Um documentário experimental e improvisado”. O filme reúne registos de várias edições, com foco na de 2024 e imagens de arquivo de 1999 a 2005, e explora o papel do festival na promoção da criação artística em territórios de baixa densidade, mostrando processos criativos e atividades do serviço educativo. A programação estende-se a outros concelhos: Vila Nova de Cerveira recebe o percussionista Luís Bittencourt; Caminha acolhe o quarteto de câmara tellKujira no dia 14 de novembro; e Arcos de Valdevez apresenta um concerto de Krake (Pedro Oliveira) nos dias 15 e 16. O festival é de entrada gratuita, com possibilidade de donativo voluntário.

A organização está a cargo da Associação Cultural Rock’n’Cave em parceria com o Space Ensemble, e conta com o apoio da Direção-Geral das Artes e dos municípios envolvidos.

Artigos

5

Cultura e Entretenimento

Ver mais
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones