Sporting recebe 1,25 milhões de euros do Arsenal por bónus de desempenho de Viktor Gyökeres



O Sporting Clube de Portugal encaixou 1,25 milhões de euros do Arsenal, um valor correspondente à primeira tranche de bónus por objetivos incluída no acordo de transferência de Viktor Gyökeres.
A verba foi acionada após o avançado sueco ter completado 20 jogos oficiais pelos 'gunners' nos quais atuou durante, pelo menos, 45 minutos.
O jogo que desbloqueou este pagamento foi a vitória sobre o Bournemouth, na qual Gyökeres foi titular e jogou 66 minutos.
Esta cláusula de desempenho é uma de várias estipuladas no negócio que levou o jogador para Londres no mercado de verão de 2025, por uma verba fixa que os artigos referem como sendo entre 65,7 e 65,8 milhões de euros. O acordo prevê que o Arsenal pague 1,25 milhões de euros por cada ciclo de 20 partidas em que o sueco cumpra a referida utilização, até um teto máximo de cinco milhões de euros.
Tendo em conta o calendário do clube inglês, que ainda tem, no mínimo, 23 jogos pela frente na temporada 2025/26, é provável que a segunda tranche seja ativada em breve.
O valor total da transferência pode ascender aos 76 milhões de euros caso todos os objetivos sejam cumpridos. Além dos bónus por jogos, o contrato inclui o pagamento de 500 mil euros por cada 20 participações diretas em golos (marcando ou assistindo), até ao limite de um milhão de euros.
Atualmente, Gyökeres soma sete golos e nenhuma assistência.
Adicionalmente, o Sporting receberá um milhão de euros por cada apuramento do Arsenal para a fase de liga da Liga dos Campeões, num máximo de quatro milhões de euros, um cenário considerado provável dado o bom momento da equipa na Premier League. Até ao momento, a transferência de Viktor Gyökeres já rendeu ao Sporting um total de quase 67 milhões de euros. O avançado sueco, que tem contrato com o Arsenal até ao verão de 2030, soma 23 jogos e sete golos na presente época.












