menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Impugnação de Concorrente Força STCP a Relançar Concurso de 25,8 Milhões para Frota Ecológica

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) viu-se obrigada a anular a adjudicação para a compra de 50 novos autocarros ecológicos e a relançar o concurso público, na sequência de uma impugnação administrativa que travou o processo de renovação da sua frota.
News ImageNews ImageNews Image

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) relançou o concurso público internacional para a aquisição de 50 autocarros articulados, após a anulação da adjudicação anterior devido a uma impugnação administrativa apresentada por um dos concorrentes.

A empresa que tinha vencido o concurso inicial era a UBSI Europa, importadora do fabricante turco BMC.

Segundo uma fonte oficial da STCP, foi detetada uma "questão de ordem procedimental" que motivou a impugnação e a consequente anulação.

O novo concurso, já publicado em Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia, mantém as condições originais.

O preço base para a aquisição dos 50 veículos mantém-se nos 25,8 milhões de euros, e os prazos de entrega permanecem inalterados, com a chegada dos autocarros prevista para ocorrer de forma faseada entre o final de 2026 e o primeiro trimestre de 2027. Os concorrentes têm até ao dia 15 de dezembro para apresentar as suas propostas.

Os veículos a adquirir são 50 autocarros articulados de 18 metros, de tipologia "low-floor", movidos a gás natural comprimido ou biometano. Esta compra visa substituir os atuais 49 autocarros articulados da frota que se encontram em fim de vida útil. A iniciativa enquadra-se no objetivo estratégico da STCP de eliminar progressivamente os veículos com motor a combustão e substituir os autocarros a gás natural cujos reservatórios se aproximam do limite da sua vida útil.

O contrato prevê ainda a possibilidade de aquisição opcional de mais 10 autocarros do mesmo tipo e nas mesmas condições contratuais. Após a entrega do último veículo do lote inicial de 50, a STCP terá o prazo de um ano para decidir se avança com a aquisição destes veículos adicionais.

Artigos

7

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones